quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Gripe da imbecilidade humana

Senhoras e senhores eu fiz uma descoberta incrível: o Brasil está desse jeito por existir gente igual a mim! Entenderam? É, até eu fiquei surpreendida com essa afirmação vinda de uma desconhecida. Era uma manhã chuvosa de terça-feira, um clima convidativo para ficar debaixo do cobertor e ouvindo o barulhinho da chuva. Mas o dever me chama e às 7 da matina saio para começar minha jornada de trabalho. Surgiu uma dúvida: ir até o metro, demorando uns 15 minutinhos ou pegar o ônibus no ponto perto de casa. Tentei avaliar: ir ao metro faria eu gastar um bom tempo, sem falar que estava chovendo e eu me molharia de qualquer maneira, com ou sem guarda chuva. Ele também é mais rápido do que o busão mas pela manhã é lotado e faz um intervalo maior entre as estações. O ônibus que pego não é muito cheio pela manhã e mesmo com o tempo instável não demorava muito no trajeto. Enfim, minha preguiça falou mais alto e lá vou eu me aventurar no coletivo. Se arrependimento matasse, eu já estaria dura no chão. A começar por um acidente envolvendo um ônibus em uma das ruas mais movimentadas do bairro. Provavelmente o motorista perdeu o controle na decida combinação chuva + óleo na rua e resultou no encontro do ônibus com um poste! A batida foi forte, com a parte da frente toda amassada e o poste partido ao meio. O resultado foi quase meia hora dentro do busão e nem tinha sido completado um terço do caminho. A situação já estava ruim e caminhou para ser um desastre. A chuva tinha apertado e eu fechei um pouco a janela (algo banal que qualquer ser faria no meu lugar). O problema foi uma mulher que estava no banco de trás e gritou comigo por eu ter fechado a janela. Ela bravou comigo perguntando se eu não tenho visto os noticiários sobre os cuidados para evitar a gripe suína! "É necessário deixar o ar circular, se você quer morrer de gripe suína o problema é seu, mas eu não! Não feche a janela!!" Eu desacreditei ao ouvir essa senhora hipocondríaca! Expliquei que eu não quero me molhar e ainda tinha várias janelas abertas e com apenas uma fechada não faria mal a ninguém. A doida não se conformou e exigiu que eu trocasse de lugar! "Cê tá doida?" e sim ela tinha sérios problemas e quis por que quis mudar de lugar comigo. Melhor não contrariar a maluca. Mas vocês pensam que ela se contentou com isso? Não, ela estava disposta a me irritar o trajeto todo. Alegava que em todos os jornais estão dando notícias sobre as mortes, como prevenir e etc... Algo me diz que meu olhar de " pouco me fudendo para o que a senhora está falando" a irritou. Depois de todo o lenga-lenga dela simplesmente respondi que sim, eu LEIO as notícias, a situação do país e do mundo devido a epidemia da gripe, mas sei também que há um certo sensacionalismo, uma encheção de linguiça, pois há tantas outras doenças em vários locais que matam mais do que a nova gripe. Sabia que na África há muita gente morrendo de malária? Acho que não, afinal a senhora só sabe o que é divulgado nos jornais nacionais da vida. "E pouco me importa o que acontece na África, só me preocupa com o que se passa aqui!" Hum, interessante pois esse bicho papão que lhe causa tanto medo começou no México, quer dizer, antes foda-se o México mas agora que chegou no Brasil tem que se preocupar! Minha senhora eu só tenho uma coisa a te dizer: sorria, você está sendo manipulada! No mundo, todos os anos morrem dois milhões de pessoas vítimas da malária, que poderia ser prevenida com um simples mosquiteiro. E a mídia não diz NADA. No mundo, todos os anos dois milhões de meninos e meninas morrem de diarréia que poderia ser tratada com um soro oral de 25 centavos. E a mídia não diz NADA. Sarampo, pneumonia, doenças curáveis com vacinas baratas, causam a morte de dez milhões de pessoas no mundo todos os anos. E essas notícias não são divulgadas.Mas há alguns anos atrás, quando a gripe aviária surgiu, inundaram o mundo de notícias, sinais de alarme… Uma epidemia, a mais perigosa de todas! Uma pandemia! Só ouvia da terrível doença das galinhas. Porém, o influenza causou a morte de 250 pessoas em todo o mundo. 250 mortos durante 10 anos, para o qual dá uma média de 25 vítimas/ano.A gripe comum mata meio milhão de pessoas todos os anos no mundo. Meio milhão contra 25.Um momento. Então, por quê se armou tanto escândalo com a gripe aviária? Simples. Porque atrás dessas galinhas havia um "galo", um galo de espora grande. O Laboratório farmacêutico Roche com o seu já famoso Tamiflú, vendendo milhões de doses aos países asiáticos. Embora o Tamiflú é de efetividade duvidosa, o governo britânico comprou 14 milhões de doses para prevenir a população deles. Com a gripe aviária, Roche e Relenza, as duas grandes companhias farmacêuticas que vendem esses antivirais, obtiveram milhões de dólares de ganância.Antes com as galinhas e agora com os porcos. Sim, agora a psicose começou com a gripe suína. E os jornalistas do mundo só falam disto. Eu desejo saber: se atrás das galinhas havia um "galo", atrás desses porcos não haverá um "grande porco"?Porque indubitavelmente são as multinacionais poderosas que vendem os remédios supostamente milagrosos. E novamente a "bola da vez" é o "milagroso" Tamiflú? Quanto custa? US$50 a caixa! 50 dólares uma caixa de pastilhas? Que negocião! A companhia norte americana Gilead patenteou o Tamiflú. O maior acionista desta companhia é um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, o secretário de defesa de George Bush, "descobridor" das armas químicas que ocasionou a guerra contra o Iraque. Os acionistas dos grupos Roche e Relenza estão se dando as mãos, felizes com as vendas milionárias do duvidoso Tamiflú. A verdadeira pandemia é o lucro, a enorme ganância destes mercenários da saúde. Se a gripe suína é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação, se para a Organização Mundial da Saúde (OMS) ela preocupa tanto, por quê não declara isto como um problema de saúde pública mundial e autoriza a fabricação de medicamentos genéricos para a combater? Claro que não fui tão verborrágica com aquele ser hipocondríaco como fui aqui, mas dei um "resumão" para que ela possa entender qual é a real. Mesmo assim ela discordou, dizendo que o remédio é de graça (mentira) e mesmo se o ministério da saúde determinasse que o Tamiflu fosse entregue de graça, como ele iria ter esse remédio uma vez que tem 2 laboratórios que tem a patente? Indústria farmacêutica, rola dindim também, eles não são seres bonzinhos que criam remédios para serem doados ao mais pobres. Acorda mulher!!!! Mas pensam que ela deu o braço a torcer? Nãoooo! Como não tinha argumentos fortes contra mim ela apelou dizendo que eu era muito nova e que tinha muito o que aprender... ai ai, e desde quando velhice é sinônimo de sabedoria? Então a Derci era a mulher mais inteligente do Brasil!! E ainda disse que a razão do país ser assim é por existir gente que pensa como eu, isto é, gente que não engole tudo o que vê na tv! Puxa, será que eu sou o motivo pelo péssimo serviço que é prestado nos hospitais? Bom, se ela faz questão de afirmar que é mais esperta por ser mais velha então essa zorra toda que é nosso Brasilzão tem mais colaboração dela e não minha pra ser desse jeito! Detesto quando as pessoas usam de afirmações tão vazias para encerrar um assunto, mostram que não tem poder de argumentação! E assim a mulher foi embora. Desceu do ônibus com um ar de superioridade que me deu nojo. Ela tá tão preocupada em morrer? minha senhora a morte é inevitável, mais dia menos dia ela dá pinta por aí! Sinceramente se a senhora morresse seria uma bênção ter uma idiota a menos no mundo (mas como diria minha mãe: quando morre um idiota já tem outro nascendo!). Pena que a hipocondríaca não ouviu o cobrador afirmando que "o que mata mesmo é homicídio". Fechou geral!

Um comentário:

Mayara disse...

não adianta discutir com amebas...
huahuahauha

gostei da resposta do cobrador.
xD

beijos