quarta-feira, 5 de agosto de 2009

De volta ao passado

Fazia um certo tempinho que eu ouvia falar na volta de duas grandes bandas que fizeram bastante sucesso na década de 90: o Alice in Chains e o Faith No More. Mas vocês sabem como são as notícias divulgadas apenas pela internet: muita especulação, boatos e nenhuma fonte oficial é exibida para confirmar ou desconfirmar os fatos apresentados. Por isso eu desacreditava tanto no retorno desses grupos. Mas não foi minha surpresa nessas últimas semanas ao assistir a Mtv e ver um clipe novo do Alice? E o bom é que a pegada do grupo continuou a mesma, não alterando o estilo para agradar o atual mercado fonográfico.










O Alice in Chains é da cidade de Seattle e começou a ter destaque bem no início dos anos 90, com o lançamento do álbum "Facelift" e de cara emplacou o sucesso "Man in the Box". Junto com Nirnana, Pearl Jam e Soundgarden, eles se tornaram uma das mais bem sucedidas bandas do movimento grunge. Em 92 eles lançam aquele que eu particularmente considero o melhor álbum, "Dirt". Um disco muito biográfico, pesado, angustiante. A maior parte das letras colocavam em evidência a dependência do vocal Layne Staley com a heroína. Seguem mais dois discos e uma pausa forçada pelos problemas de saúde do vocalista. Depois de três anos sem fazer shows, eles se reúnem para um acústico produzido pela Mtv e o que seria um possível retorno aos palcos acabou deixando um gostinho de quero mais para os fãs. Layne se afundava cada vez mais nas drogas, a banda novamente parou por tempo indeterminado. Eu mesma só me tornei fã do Alice no finzinho de 2001, vasculhando os cd's que meu tio Eduardo tinha. Eu estava aprimorando meu conhecimento musical. Mas infelizmente, no auge da minha fixação pelo Alice, eu - e milhares de fãs - fomos surpreendidos com a notícia do falecimento do Layne. O corpo dele foi encontrado já em estado de composição em seu apartamento no dia 20/04/2002; feita a autópsia, foi confirmado que ele falecera exatamente em 05/04, ou seja, no mesmo dia de outro ídolo do grunge, Kurt Cobain. Bom, o Alice ensaiava a volta desde de 2005; o escolhido para assumir os vocais é William DuVall e o novo álbum, "Black Gives Way to Blues", será lançando em 29/09/09. O clipe "A looking in View" já está em exibição e é uma maravilha! Agora só aguardar o lançamento do álbum!








A confirmação do retorno do Faith No More foi ainda mais inacreditável pra mim! Juntamente com o RHCP, eles são os responsáveis pela mistura de rap com rock e uma pitadinha de funk - estilo batizado de 'funk metal'. Comecei minha peregrinação 'faithnomorística' por influência do meu colega de classe, o Bruno, nos longínquos anos de 1999. Até me lembro que comprei o cd do "The Real Thing" nas lojas do Gugu (!) pela bagatela de R$17,99 - e não era pirata. O grupo fez um enorme sucesso com esse álbum, tocou pela 1ª vez no Brasil no festival Rock in Rio II, praticamente desconhecidos mas graças as ótimas músicas, somadas ao carisma do performático Mike Patton (vocal), eles ganharam a simpatia do público. Eles pararam em 1998 e de lá pra cá cada um seguiu um projeto. O próprio Mike tinha vários projetos paralelos mesmo estando a frente do Faith. Mas parece que a reunião do grupo é apenas para shows em festivais europeus, nada confirmado de um álbum com inéditas, seguido de turnê mundial. Mas o que era quase um sonho - a reunião dos membros - já é confirmadíssimo! E assim uma nova geração de fãs pode ser formada! Alice in Chains e Faith No More, duas bandas do c#%76lho e que têm muito mais gás do que bandinhas atuais.


Pena que eu não tenho muitas pessoas para compartilhar minha alegria; a Vy, companheira na jornada rock'n'roll, adorou e demonstrou ansiedade para shows no Brasil. Já a Gaby foi precipitadamente afirmando que eles são um bando de falidos, essa situação com o retorno do New Kids on the Block, ("é tipo NewkidsOnTheBlock,meu para mim foi sucesso um dia,voltar tipo meu nada a ver,e tem gente que ainda (sic) insiste né em tentar, que nem as duplas sertanejas. a meu falidos tipo quando você está falindo volta ou para arranjar mais dinheiro"- desculpem me o excesso de 'tipo').
Hum pra quem se diz roqueira, a Gaby não sabe bem a importância dessas duas bandas e está viajando na maionese ao compará-los com o NKOTB. Isso que dá ouvir a balada inteira Lady Gaga (sem trocadilhos).
Abraços e muito Rock'n'Roll pra vocês.

Nenhum comentário: