domingo, 9 de agosto de 2009

A Bruxinha Atrapalhada


Hoje finalmente fui ao Centro Cultural Banco do Brasil com os meus sobrinhos para assistirmos a peça "A Bruxinha Atrapalhada". Fazia um tempinho que eu queria levá-los para conferir a história da Bruxinha que tinha uma varinha mágica de uma fada e por isso todas as suas magias saíam atrapalhadas. A história é de autoria de Eva Funari e a peça é dirigida pela Márcia Abujamra, elenco composto pela Luah Guimarãez e Thiago Antunes, manipulação de bonecos de Alba Brito e Rogério Uchoas e músicas de André Abujamra.
Desde a semana passada prometi ao Gá e a Maluzinha esse passeio, aproveitando os meus últimos dias de férias e a oportunidade de acrescentar um pouco de cultura para essas crianças. Se dependesse da minha irmã eles só ficariam enfurnados em casa, vendo tv 24h. Uma bela forma de alienação. A minha idéia era ir no dia 1º e até fui à casa deles e dormir lá para depois, logo de manhã, irmos direto ao Centro (a peça começa às 11h). Mas quem disse que conseguimos cumprir o combinado? Também pudera, na sexta-feira eu estava o 'osso' de tanto andar pela República atrás de trampo, cheia de bolhas nos pés! Nunca conseguiria acordar cedo por isso combinamos de ir no domingo. Também chamei minha mãe porque, sinceramente, não seria tarefa fácil sair com meus 'anjinhos' no Centro. Mas acontece que minha mãe arregou e pediu uma nova data. O resultado foi uma Malu bravinha exclamando "Se não vai cumprir, não promete!!!"

Mas finalmente o dia chegou e ele foi mais que perfeito. Começando pela bela manhã de sol, sem trânsito, sem correria e eu com uma grande disposição. Nada de contra-tempos (aleluia!) e nem filas para garantir os ingressos. Uma pena só não termos uma tempo maior para observarmos as exposições disponíveis no CCBB, mas talvez foi melhor assim porque algumas delas tinha imagens fortes para crianças. Muitas crianças acompanhadas de seus pais aguardando ansiosamente pelo espetáculo. Nós não nos decepcionamos. Ao contrário do que eu pensei, a peça não era apenas de fantoches, tinha também o casal de atores (Bruxinha e o Gato) e os manipuladores. Ah e é um espetáculo mudo, dedicado a crianças de todas as idades. ?As situações de brincadeira, surpresa e atrapalhação vividas pela Bruxinha se parecem muito às brincadeiras de "faz de conta que..." e estimula a imaginação das crianças a criarem suas próprias histórias. Ainda bem que o susto inicial do Gá e da Malu do escuro logo passou, seria uma pena sair da exibição! Adoro quando algo é feito com carinho e respeito às crianças, tratando-as como pessoas inteligentes, não apenas alvo de publicidade maciça para adquirir determinado brinquedo.
Como sou uma pessoa curiosa é claro que corria para o pc e pesquisei sobre outras peças da Márcia, dos atores principais e logicamente sobre Eva Furnari e suas criações como ilustradora! A Bruxinha ganhou mais uma fã!

Nenhum comentário: