quarta-feira, 29 de julho de 2009

Somos completos

Alma-gêmea não existe e vou tentar explicar o meu ponto de vista. Comecei a refletir sobre isso devido a uma conversa via MSN com a Leilane, uma das inúmeras que temos. De uns tempos pra cá ela vem se lamentando pela falta de sorte de achar o cara certo para seguir com um relacionamento sério. Depois de muitas conversas é fácil perceber que ela se envolve demais do que a pessoa em questão, o típico “ela pensa em namoro, mas ele só quer ficar”. Acontece que isso acabou se tornando um obcessão para ela, pensando que só será feliz ao lado de uma pessoa, não dando prioridade a outros assuntos igualmente importantes como trabalho, família, amigos e principalmente, a ela mesma. Eu não me importo em ouví-la (ou neste caso, ler) sobre o que a tem angustiado, afinal sei da importância de um amigo em momentos delicados; ela não será a primeira nem a última pessoa que negarei um ombro amigo. Mas depois de 18 de julho, parece que nossa amizade ficou abalada um pouco devido a divergências de opiniões.



Através de uma conversa via MSN ela me contou que o menino que ela estava ficando arrumou uma namorada. Ele era um cara que, segunda ela, estava dando apoio e a tratando bem, ajudando a suportar a os problemas familiares. Ele é mais novo que ela e embora estivessem juntos há quase três meses, a família não sabia, pois ele era irmão do cunhado dela. Mesmo com a Leilane afirmando que não estava mal e torcia para que o relacionamento do rapaz desse certo, era perceptível uma pontinha de frustração. Afinal alguns dias antes ela tinha comentado de que estava feliz com ele mas tentou terminar o caso, no que ele não aceitou. Depois ela disse que partiu do próprio garoto arrumar uma namorada. Infelizmente não sei no que ela aumentou ou omitiu na história. Novamente ela apostou mais nessa relação do que o menino. Tanto que depois do fora, ela saiu com um ex, que segundo ela, fez uma baita sacanagem. Mas ela dá devida atenção quando ele a elogia. Como se precisássemos ouvir dos outros, que a palavra deles basta. Depois do desabafo até que começamos a nos distrair,eu no mesmo dia teclava com a Gaby e nós duas estávamos num momento nostalgia, vendo vídeos dos artistas pop que fizeram a nossa cabeça. Tentei incluir a Leilane na conversa mas ela insistia em retornar a falar da sua falta de sorte no amor. E teve uma hora que ela me assustou com esse papo esquisito:


18/7/2009 23:36:43
♥♥♥LEKYRA♥♥♥: tem um cara que já faz tempo que eu sonho com ele
18/7/2009 23:36:44 ♥♥♥LEKYRA♥♥♥: inclusive já até me casei com ele em sonho
18/7/2009 23:36:48 ♥♥♥LEKYRA♥♥♥: e ele faz de tudo por mim
18/7/2009 23:36:53 ♥♥♥LEKYRA♥♥♥: é o cara perfeito
18/7/2009 23:37:39 ♥♥♥LEKYRA♥♥♥:
esses tempos atrás eu passei no núcleo com a minha mãe adotiva
18/7/2009 23:38:22 ♥♥♥LEKYRA ♥♥:
e ela falou que eu tenho uma alma gêmea me procurando e que ele veio de outra vida atrás de mim
18/7/2009 23:38:32 ♥♥♥LEKYRA♥♥♥: e que la nós éramos casados
18/7/2009 23:38:37 Eu quero um Kyle Reese pra mim! : eu não acredito nisso
18/7/2009 23:38:42 Eu quero um Kyle Reese pra mim!: nem tenho o q opinar
18/7/2009 23:39:01 ♥♥♥LEKYRA♥♥♥:
e nosso amor é tão verdadeiro que reencarnamos praticamente juntos nessa vida
18/7/2009 23:39:15 Eu quero um Kyle Reese pra mim!:
não acredito em nada disso
18/7/2009 23:39:27 ♥♥♥LEKYRA♥♥♥: ai vai de cada um
18/7/2009 23:39:41 ♥♥♥LEKYRA♥♥♥: eu acredito em reencarnação
18/7/2009 23:39:43 ♥♥♥LEKYRA♥♥♥: então
18/7/2009 23:39:48 ♥♥♥LEKYRA♥♥♥:
deixa pra lá

Esse tipo de assunto é delicado, uma vez que você está expondo sua opinião sobre sua crença religiosa. Sei que devemos respeitar a fé de cada pessoa mas há certas situações que chega ao exagero e acabo percebendo que muitos, como a Leilane, ficam cegos e se apegam demais ao que lhe é prometido. Deixo bem claro que sou atéia, mas gosto de ler sobre as religiões porque considero um assunto interessante, tentar compreender a relação do homem com a fé em um ser/seres divino e que tem tanto poder em sua vida. A Leilane se denomina como “espírita”, mesmo ela fazendo às vezes uma salada mista, uma vez que ela mesma disse que também acredita em duende, gnomos e acredita em previsões sobre o futuro; coisas que sabemos não fazem parte do mesmo universo. Por isso eu fui fazer uma pesquisa rápida sobre o tema Espiritismo e leiam o que encontrei:



“É o conjunto de crenças que consideram que a essência humana é baseada na existência de um espírito imortal, que pode estar entre os vivos ou não, admitindo vidas sucessivas (reencarnações) e a comunicação entre os vivos e os mortos, geralmente pelo intermédio de um médium, ou seja, um mediador. A expressão também designa a doutrina e práticas das pessoas que partilham esta crença.”

Bom, até aí nada de diferente do que eu já tinha lido ou visto sobre o tema. Continuei pesquisando para encontrar algo relativo à alma gêmea. Vejam:



“A teoria das almas gêmeas é rejeitada por Alan Kardec em "O Livro dos Espíritos". Para quem não sabe, Alan Kardec é o pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail, se notabilizou pela decodificação da Doutrina Espírita. Hum, percebi que a Lê precisa rever os conceitos da religião que ela pratica. Em qualquer pesquisa feita sobre Espiritismo não era encontrado nada referente às almas gêmeas. No fim encontrei um site com a seguinte explicação:



“O termo Alma Gêmea geralmente é usado para designar o conceito de que em algum lugar há uma alma gêmea com a sua, destinada a permanecer a seu lado (...). Em verdade, alma gêmea é a pessoa com a qual você se relacionou em várias encarnações. Com ela experimentou sentimentos profundos como o amor e a amizade, além de aprendizagem e evolução mútuas (...). Desta forma, a cada nova experiência numa encarnação os laços se fortaleceram.Você e sua alma gêmea, freqüentemente vieram juntas em várias encarnações não só como cônjuges, mas também em outros papéis sociais (pai e filho, irmãos, amigos, etc.).Por conta desse laço forte e profundo que os une, é comum no primeiro encontro ambos se reconhecerem mutuamente, sentirem uma afinidade e emoções profundas, inexplicáveis aos olhos da mente racional do ego, pois o reconhecimento se dá em nível de alma dos dois.

Osvaldo Shimoda é colaborador do Site, terapeuta, criador da Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), a Terapia do Mentor Espiritual - Abordagem psicológica e espiritual breve canalizada por ele através dos Espíritos Superiores do Astral.

Bom, creio que minha amiga se baseia nesses fatos descritos. Porém cabem aqui minhas considerações. Primeiro, eu não acredito nem em Deus, nem em almas e conseqüente em reencarnações. Nós vivemos o aqui e o agora, não haveria uma força superior que conspire a nosso favor em nossas realizações, sejam ela s amorosa ou profissional. Tão pouco creio em vidas passadas e que possíveis ações anteriores nesse “passado” vão interferir no “presente”. A verdade é que somos seres únicos, cada um com sua forma de encarar a vida e compartilhar seus sentimentos, não existindo a necessidade de se "completar" através de uma outra pessoa. Estar apaixonado é ótimo e ser correspondido é melhor ainda; mas a vida não se resume a encotrar a suposta cara-metade. O amor é um sentimento muito complexo e difícil de se escrever, às vezes nos é apresentado como algo único, mágico e 'instântaneo' - como nos contos de fadas - outras vezes chega a ser doentio devido ao seu excesso - quantas vezes já ouvimos casos de pessoas que mataram por amor? Esse sentimento surge da identificação entre as pessoas, o carisma de cada um, a convivência. Talvez a Lê não tenha a paciência e não reflete sobre seus atos, preferindo se agarrar a teorias de sua religião para se justificar. É fácil perceber o quanto ela anseia mais por um protetor do que um companheiro, alguém que faça tudo por ela. Como eu disse mais tarde, "querida melhor você cair na real, as mulheres têm de ser independentes, ficar na aba de homem é furada!". E o mais preocupante é ela dar ouvidos a "mãe adotiva", acreditando que "a alma-gêmea" dela está a sua procura, acreditando que esses sonhos são premeditórios. O sonho é apenas o nosso subconsciente entrando em ação. S
e ela pensasse em melhorar a sua auto-estima, começasse a se amar, ela notaria a diferença e veria como seria notada. O problema não está na 'reencarnação', porque também, imagine: há pessoas que tiveram pelo menos mais de 2 almas-gêmeas na vida!! Por isso eu discordo da Leilane: o relacionamento amoroso é uma conquista diária, algo que pode aumentar ou diminuir com o tempo. Ele vai do grau de comprometimento de cada a pessoa. O amor é um sentimento lindo, mas não é essa coisa 'melosa' representada por certas histórias ou canções. Em relação a isso eu sou bem pé no chão e não me apoio na idéia de amor a primeira vista, em destino ou qualquer coisa sobrenatural. O amor é essencialmente humano. E pelo simples fato de estarmos sozinhos, não signifique que somos incompletos.

Nenhum comentário: