segunda-feira, 13 de julho de 2009

Que Rei é ele?


No último sábado todos viram que a Globo antecipou o especial de Fim de Ano do Roberto Carlos!!! Tirando o fato de ser um show no Maracanã, o resto foi previsível como sempre: Robertão começa com o indefectível "Que prazer estar aqui" e logo surgem os primeiros acordes de "Emoções". Assim ele logo segue com seu repertório que conquistou todas as mulheres maduras do nosso Brasilzão, tem como convidados o seu amigo Erasmo Carlos (para cantar "Amigo", nossa que novidade!) e a Vandoca pra lembrar a Jovem Guarda.
Desculpem me pelo tom debochado, eu mesma sou filha de uma grande fã do Robertão e por influência dela aprendi a curtir o som desse tiozão! O problema é o fato de um cantor aclamado por crítica e público, que foi influênciado pelo rock, gospel, black music, soube como poucos escrever sobre o amor sem soar brega e considerado o Rei abaixar a cabeça (e consequentemente, a coroa e o cetro) para uma emissora de televisão! Até os fãs mais fiéis concordam que RC é o peru de natal da Globo, pois sempre aparece na tv como atração natalina. A Mtv mesmo tentou apresentar o Rei a um público mais jovem com o Acústico, mas quem disse que a Vênus platinada (outro apelidinho da dita cuja) liberou as imagens. Eu fico imaginando o porquê de RC ter esse contrato vitalício, ficar acorrentado, sem poder aparecer para uma outra audiência? Será que tudo o que ele quer é passar o tempo sem produzir algo tão bom quanto ele já foi capaz de fazer? Ele está feliz por só fazer shows em cruzeiros marítimos para um monte de dondocas?
Não, eu acredito em Roberto Carlos!! Talvez meu amigo de fé, irmão camarada, talvez seja a hora de você passar mais tempo com o Erasmo Carlos, vocês são imbatíveis. Afinal a presença do Tremendão foi talvez o único momento realmente emocionante, fugindo do teleprompter com as frases ensaiadas. Ali, quem assistiu ao show, notou a verdadeira amizade, com uma das declarações mais lindas que eu já ouvi vindo de um amigo: "Queria te dizer que, nas próximas encarnações, se você deixar, eu quero de novo ser seu compadre, seu parceiro, e seu amigo.
Roberto Carlos, leia aos apelos dessa jovem fã! Manda a Globo para o inferno que assim você terá uma linda visão além do horizonte para mais um momento de criação de belas canções.
Ainda sobre o Rei
Eu perguntei a minha amiga Gaby se existe "coisa mais típica de mãe" do que gostar de RC, Fábio JR e Ronnie Von? No que ela concordou comigo, pelo menos para a geração das nossas mães, eles formaram a santíssima trindade. A vantagem é maior ao Robertão porque ele era o mais comportado da Jovem Guarda, só se casou três vezes (e sempre fiel), é religioso e nunca foi chegado a polêmicas. Talvez o que possa chamar atenção negativamente é suas bizarras manias ( já comprovadas que tratam se de TOC), mas a mulherada pode achar isso até um charme...
O Fábio Jr além de cantor foi também ator, fez muitas suspirarem em Cabocla, Roque Santeiro, Pedra sobre Pedra (alguém lembra da flor do Jorge Tadeu? rs), mas peca por ser mulherengo e não ser um bom pai - tá aí a Cléo Pires que faz questão de dizer que considera o Orlando Moraes o seu pai.
E o Ronnie Von? Bom, ele já foi o Príncipe da Jovem Guarda, também fez bons discos de rock (mais pra frente eu escrevo sobre isso); mas sempre será lembrado por duas músicas: A Praça e Meu Bem! Sem falar que ele faz um programa na Gazeta, isto significa, audiência de uns três pontos e olhe lá! Uma pena, ele tem uma biografia muito interessante.

PS: hoje é um dia pra todo roqueiro comemorar: DIA MUNDIAL DO ROCK. Eu queria muito poder escrever sobre o que originou a data, se bem que muitos meios de comunicação voltados ao público jovem fará isso. Então deixo aqui uma dica de boa leitura: O ALMANAQUE DO ROCK, de Kid Vinil. É divertido, bem didático, com muitas curiosidades do rock no mundo e no Brasil. Tudo pra entender esse tal de 'roque em rou'!

bjos

Um comentário:

Tuta Lopes disse...

Ai ai ai ai ai Shil!
Como uma filha da mãe e neta da avó que escuta o Rei, digo que ele tem um incrível interpretação de letras feitas por um gênio, que no momento me fugiu o nome.
Aprecio muito a Jovem Guarda, e toda a pompa de RC.
Só imagino quantas entradas em hospitais, senhoras com taquicardia, darão assim que o Rei bater as botas. Ele vai e levará mais da metade da geriatria!!! rs.

Bejus