sexta-feira, 17 de julho de 2009

Harry Potter e o Enígma do Príncipe - finalmente!

Bom, ontem eu consegui ir ao cinema para conferir o "Harry Potter e o Enígma do Príncipe" e agora posso dar os meus pitacos sobre o que vi. Dessa vez não ocorreu nenhum imprevisto. Encontrei meu amor em frente ao Conjunto Nacional e seguimos em direção ao Frei Caneca. Não enfrentamos filas gigantescas nem entramos numa sessão com pirralhos para atrapalhar durante a exibição. O único trailer que passou foi decepcionante, tão ruimzinho que nem me dei o trabalho de guardar o nome. E olha que ele foi dirigido por Spike Jonze, diretor que adoro! Agora cuidado que nos próximos parágrafos revelarão detalhes do filme, se você tiver interesse em ver, não leia!

Enfim, chega a hora. São mais de 2h40 de... pura enrolação! Considero esse o pior filme da série, mas também não poderia exigir muito porque o livro também é um dos mais fracos da Rowling. O começo era promissor com os ataques "terroristas", queda da ponte, mas o resto... muito fraco! É o típico caso em que as melhores cenas foram exibidas no trailer. Vou aqui ressaltar os pontos positivos do filme. Bom, Emma Watson (Hermione) E Rupert Grint (Rony) deram uma evoluída no quesito interpretação. O rapaz mostra que tem um bom timing pra comédia e a menina mostrou uma Hermione sensível, embora não tenha aquele jeito de nerd apresentado nos livros. O Radcliffe ficou irregular; para não dizer que eu pego no pé do rapaz, teve uma cena que eu rachei o bico, quando ele tomou a poção Felix Felicius e ficou "doidão". Finalmente Michael Gambon e Alan Rickman tiveram mais destaque na franquia. O primeiro mostra um Dumbledore seguro porém já cansado e preparado para o que o futuro o reservava. Já o Alan usou na dose certa a ambiguidade que retrata tão bem Severo Snape. Uma pena a direção não ter dado o devido espaço a esse personagem anteriormente. Quem leu os livros sabe da importância dele, por isso sinto falta de cenas de maiores atritos do Snape com Rony,Harry e Mione, sentir aquela raiva que sentia ao ler essas passagens nos livros, esperenado um show de interpretação do Alan Rickman. Mas se tudo fosse do jeito que eu queria, os filmes durariam cerca de quatro horas pra passar todos os detalhes dos livros... Outro ponto positivo do filme são a trilha sonora, a bela fotografia e o Jim Broadbent como o novo professor de Poções, Horácio Slughorn. Mas como nem tudo são flores...

Esse "Enígma do Príncipe" carrega o estigma de ser o 'filme que precede o último", porém é muito 'anti-clímax'! Para quem leu o livro há dois temas pricipais: um é a origem do vilão Voldemort, através de incursões de Harry pelas lembranças de Dumbledore e do professor Horácio; dessa parte eu gostei particularmente, eles escalaram o sobrinho do Ralph para ser o Tom Riddle com 11 anos e o moleque mandou bem, dava pra perceber um toque da maldade em seu olhar. O outro rapaz que fez o Tom adolescente também cumpriu bem o papel, apesar do pouco tempo em que apareceu. Mas infelizmente eles não colocaram todas as cenas que constam no livro para compreendermos porque Tom Riddle quis se tornar o lorde das trevas. A outra história que nos é apresentada é o misterioso livro de poções que pertenceu ao auto-intitulado Príncipe Mestiço e foi parar nas mãos do Harry. No livro isso gera o maior rebuliço, com a Hermione tentando a todo o custo descobrir quem foi o antigo dono do livro. Mas no filme isso é totalmennte deixado de lado. O tempo do filme foi todo gasto em ceninhas patéticas de jovens 'aborrescentes' querendo se pegar. Eu quase dormi no cinema, juro. Uma pura enrolação! Com a escalada do mal pairando Hogwarts, os alunos apenas não pensavam em outra coisa a não ser a pegação? Foi uma total perda de tempo! Se o objetivo era tornar a trama mais leve, bem eles conseguiram estragar tudo. E a tão aguardada cena da invasão do castelo foi tão sem sal... simplesmente refizeram a cena e o que foi as telas foram momentos sem um pingo de emoção. Depois eu me lembrei que se tratava do mesmo diretor da "Ordem", significando que mais uma vez ele estragaria um momento de grande tensão e clímax,tornando-o algo sem a mínima importância como foi feito na morte de Sirius Black.
E foi assim a minha jornada para ver aquele que seria "o filme" da temporada... não há outra palavra melhor para descrever o que eu senti: decepção. Se eu pudesse voltar ao tempo, escolheria 08/05/09, para poder conferir no cinema Star Trek, não vou me perdoar em ter deixado passar em brando esse filme da minha lista! Paciência. Como não sou de baixar filmes pela internet, o jeito é aguardar sair na locadoras.
Até mais!



Um comentário:

Rodrigo_U2 disse...

O filme Harry Potter e o Enigma do Principe nao presta pq o danboudor morre eu perdi o meu tempo baixando ele