sábado, 25 de julho de 2009

Enjoy de Silence

Eu não sei quem criou o “1 minuto de silêncio” nem quando ele começou a ser utilizado. Talvez foram os faraós inventores dessa espécie de última homenagem aos mortos, no momento da mumificação; ou então, na Grécia e Roma Antiga, em respeito aos inúmeros soldados mortos em batalhas épicas. Só sei que o “1 minuto de silêncio” é muito usado antes do início de partidas de futebol, geralmente quando um ex-ídolo ou cartola morrem. Obviamente ele não é feito certinho porque dura alguns segundos e as torcidas não estão nem aí para o defunto e continuam a cantar seus gritos de guerra!



Bom, mas vocês devem estar pensando o porquê eu ter começado a escrever sobre o “1 minuto de silêncio”. Simples: a minha rotina (e a de muitos outros) é bombardeada com muito barulho, muitas vezes um barulho desnecessário. Há quem reclame da poluição visual, da sujeira, do trânsito, mas nesses últimos dias o que vem me incomodando é o excesso de sons desagradáveis: buzinas, freadas dos carros, metro, telefones, alto-falantes, os vendedores ambulantes, os pedintes do metro, minha mãe e minha irmã berrando no meu ouvido... parece que minha cabeça está dentro de um grande sino e ele não pára de soar! E essa é uma situação tão crítica que apenas 1 minuto de silêncio não basta. Foi durante o caminho de ida ao trampo que surgiu minha grande idéia: e se tivéssemos 24 horas de silêncio? Quase todo barulho produzido pelo homem fosse interrompido por um dia. Seria uma tarefa árdua mas ao mesmo tempo interessante. Eu afirmo que seria difícil porque não seria permitido nenhum tipo de som, até mesmo conversas, assim as pessoas teriam que se comunicar através de outras formas. Quem sabe aprenderíamos a entender os olhares, as expressões faciais, nos embalaríamos num abraço gostoso, sentiríamos o perfume doce e refletiríamos mais sobre nossas vidas. Só seria válido os sons da natureza como os galhos das árvores se batendo devido ao vento, os pássaros no jardinzinho, os latidos dos cães ao verem seus donos. Tudo deve ser real, nada de CDs reproduzindo os sons que eu acabei de descrever. Em vez de ouvir o rádio, lê um jornal, você ficará informado da mesma forma e ainda contribuirá para melhorar seu vocabulário e o poder de interpretação de texto. Dê uma pausa para sua canção favorita, leia um livro, borde, pinte, faça jardinagem, escreva uma carta (quem sabe anos e anos usando apenas o computador tenha estragado a sua caligrafia?), vá fazer um exercício e deixe de lado o seu carro barulhento ou qualquer um dos meios de transporte. É um tanto utópica essa minha proposta de silêncio, mas creio que muitos concordariam com essa pausa, o fim da poluição sonora. Claro que haveria percalços. Imaginem você que mora na zona Sul ter que abrir a mão de um veículo e ir trabalhar na zona Norte? Seria complicado. Por isso haveria exceções em alguns locais como hospitais e pronto-socorros, delegacias e centrais de emergências e dos bombeiros. Talvez seria compatível se o dia do silêncio fosse realizado num fim de semana, assim lojas não seriam abertas (imaginem como o vendedor faria para convencer o cliente a comprar determinado produto?) e as pessoas poderiam ficar em casa. Mas como o capitalismo fala mais alto, duvido que o setor de comércio concordaria com isso.



Há gente também que não aguenta ficar de boca fechada e não suportaria nem 1 hora de silêncio, o que dirá 24 horas! Geralmente são pessoas que não tem muito o que dizer, só enchem linguiça mesmo com um papinho tão desinteressante, com um conteúdo tão profundo quanto um cinzeiro. Essas matracas colocariam tudo a perder. O mais interessante no que eu sugeri é saber como o homem iria se virar para se comunicar pois justamente o que nos diferencia dos outros animais é a fala! Esse é nosso maior meio de comunicação, afinal nós somos estimulados a falar desde de bebês. Estaríamos retrocedendo, justamente realizando o inverso dos nossos ancestrais que iniciaram toda essa conversação. Só que eles não imaginaram que o excesso de barulho e papo furado nos daria grandes dores de cabeça!
Words like violence
Break the silence
Come crashing in
Into my little world
Painful to me
Pierce right through me
Can't you understand
Oh my little girl
All I ever wanted
All I ever needed
Is here in my arms
Words are very
Unnecessary
They can only do harm
Enjoy the silence...

Nenhum comentário: