quarta-feira, 1 de abril de 2009

A fila anda...

Logo cedo eu entro na fila para poder usar o banheiro. Primeiro a Márcia, com seu banho vapt-vupt, depois a mãe e a fazem um pipis básico e, finalmente , eu! Saio correndo de casa, perco o Lapa; já me imagino chegando atrasada ao trabalho. Fico na fila do ponto de ônibus; vem o Ana Rosa. Ao chegar ao trabalho é aquele corre-corre, é ligar o computador, digitar senha, abrir o sistema... nem dá tempo de conversar com as colegas. Ainda sim sobrou um tempinho para poder contar meus causos. Um problema retornou pra me encher os pacová! Nossa, como eu precisava desabafar. Seguindo milhares de conselhos, resolvi colocá-lo no final da fila. Mas minha gente, temos que arregaçar as mangas e por a mão na massa! Time is money e há 11 clientes na fila do atendimento eletrônico.
Encerro a jornada de trabalho indo até o caixa eletrônico para retirar meu "pobrerite" e ver que todo esforço e estresse é recompensado em forma de míseros ... é melhor deixar quieto. O que embaçou foi uma fila gigantesca, até parece que todos tiveram a mesma idéia! Como o banco mudou o menu, muitas pessoas (incluindo essa pessoa que vos escreve) demoraram para fazer a consulta. Retirei uma parte para carregar o bilhete e lá vou eu ao terminal para enfrentar mais uma fila quilométrica. Bilhete carregado, desço ao ponto de ônibus.
O trânsito estava tranquilo, uma raridade. Com essa quantidade absurda de carros é mais do que comum ver filas e filas de automóveis nas grandes avenidas. O governo não investe direito no transporte público. O metro de São Paulo seria uma ótima opção, pena que ele seja tão pequeno (refiro me a quantidade de linhas) comparado a outras metrópoles. E em horário de pico chega ser uma aventura encarar o metro. E o que dizer sobre os busões? Há locais nas zonas sul e leste que fica impossível de entrar em um, os terminais ficam lotados e os passageiros arriscam suas vidas optando ir pendurados nas portas. Os corredores de ônibus foram uma boa idéia para agilizar as viagens, mas era preciso criar mais. Aqui na zona norte, por exmplo, não há um único corredor! Mas curiosamente a maioria dos ônibus tem 4 portas: além das portas de entrada e saída do lado direito, há as do lado esquerdo - que não são utilizadas pra nada!!! O espaço que poderia perfeitamente ter assentos é desperdiçados com essas portas decorativas. Coisa de português, ó pá!
E falando dos nossos irmãos lusitanos, vocês sabiam que fila é chamada de bicha lá na terra de Camões? Somente indo a Portugal para ver um puto entrando na bicha pra pagar o cacete que levará pra casa! Entenderam?! Ah, vão perguntar ao seu Manoel da padoca...
Beijos, boa noite!

Nenhum comentário: