domingo, 19 de abril de 2009

Os melhores salgadinhos

Eu sempre fui uma tarada por comida. Não resisto a dar uma “beliscada” em qualquer besteirinha que encontro nos armários aqui de casa. Bolacha, bala, bombom, torrada, nada escapa da minha gula. Meu passatempo predileto é ir à padaria perto de casa para conferir as delícias vendidas por lá. É uma tentação, mas eu não deixo de sair de lá com alguns reais a menos no bolso e com as mãos ocupadas em segurar um pão doce ou uma torta.
Por isso hoje eu decidi usar esse meu lado Magali e começar a listar todas as guloseimas provadas por mim. Resolvi começar por salgadinhos porque esse é um petisco adorado por muitos. Não falo daqueles salgadinhos servidos em festas como coxinha, mini quibe, bolinha de queijo etc, mas daqueles “isoporitos” que nos acompanham desde a nossa tenra infância! Vamos à lista:

10º- CHEETOS BOLA
Confesso que adoro esse salgadinho, mas ele está apenas na 10ª posição por um motivo fundamental: o cheiro de chulé insuportável! Há outra corrente afirmando que o cheiro é semelhante ao vômito. Eu mesma já tive essa impressão toda vez em que estou no ônibus e sinto aquele cheiro fedorento, a primeira coisa que vem à cabeça é “porra, quem vomitou no busão”, mas logo que olho pro lado e percebo a inocente criança saboreando seu Cheetos bola.

9º- RUFFLES SALSA E CEBOLA
De todos os sabores criados para a batata da onda, o Salsa e Cebola é show de bola. O gosto suave não deixa o nosso hálito acebolado (mas isso não significa que você deixe de escovar os dentes após comê-lo, seu porcalhão) e fica ótimo tomando junto com uma Pepsi Twist super gelada.

8º- FANDANGOS
Hoje em dia inventaram uns sabores exóticos para o Fandangos, como por exemplo, o hot-dog, frango, hambúrguer, mas o nosso oitavo lugar refere-se aos clássicos queijo e presunto. Esses eram os salgadinhos oficiais da garotada na hora do recreio. Qual não foi a criança que colocava em cada ponta dos dedos um Fandango para depois devorá-los? Aposto que você fazia sim!

7º- TORCIDA PIMENTA MEXICANA
Esse eu descobri recentemente numa barraquinha em frente ao trampo. O Torcida Pimenta Mexicana é muito, mas muito ardido. Chega a lembrar o burrito Carnita Loca vendido no Tollocos, o mais ardido lanche que chega a arrancar lágrimas de pessoas mais sensíveis (né Marcos?!). Apreciem com uma garrafa de 1,5 L de H2OH de maçã.

6º- PRESUNTINHO DA PIRAQUÊ
A embalagem é icônica: um fundo branco com fileiras de presuntos e o salgadinho intercalados. O pacote vem bem cheio, ao contrário de grandes marcas, como a Elma Chips® que cada vez está diminuindo as porções nos pacotes! Aliás, nunca vi uma propaganda na TV do Presuntinho da Piraquê (como também nunca vi um comercial da Soda Limonada), mas a divulgação é mesmo no boca-a-boca, afinal é uma delícia aprovada por todos. Nada melhor que assistir a um filme da sessão da tarde ou acompanhar um jogo comendo o Presuntinho servido de uma Soda Limonada.

5º- SALGADINHO DA OLGA
A Olga é uma japa que tem uma barraca de doces e salgadinhos no mercado municipal aqui do bairro. Dentre tantas tentações, há aqueles salgadinhos em pacotes enormes, vendidos por quilo. O mais gostoso é um redondinho, sabor de pizza. Quando eu era guria, eu tinha o costume de jogar a bolinha pro alto e deixar cair dentro da minha boca, o que gerava vários engasgos!

4º- MANDIOPÃ/ FRITOPÃ
Fritura pura! Um entupidor de artérias! Mandiopã ou Fritopã é um salgadinho feito a base de mandioca, riquíssimo em amido. Eram rodelas duras e brancas que após fritas, viravam um petisco leve e que até grudava nos beiços. Tinha também nos sabores queijo, camarão e bacon. Uma ótima pedida, acompanhada de uma jarra de groselha.
3º- ELMA’S CHIPS SENSAÇÕES ASSADO, SABOR QUEIJO E ESPECIARIAS
E chegamos ao pódio. Quem leva a medalha de bronze é o Elma’s Chips Assado. Eu achava que não teria tanta diferença se o salgadinho era assado ou não. Mas esse aí é muito gostoso, sequinho, crocante, e levemente picante devido as especiarias! Teria tudo pra ficar em primeiro, mas o problema é o preço: muito caro (R$ 2,50) pra pouco salgadinho.
2º- DORITOS
É também crocante, com sabor forte e marcante. Tão marcante que você pode lavar as mãos 500 vezes que ainda terá a prova que comeu um Doritos escondido. Hoje em dia só tem o Queijo Nacho, talvez porque o povo não tenha aprovado o de Pizza. Esse petisco merece a companhia de uma Coca-Cola estupidamente gelada.

1º- BON GOUTER
E o nosso primeiríssimo lugar vai para o Bon Gouter, petisco da Nabisco. É uma linha de salgadinhos snacks que além do sabor, tem formato do queijo. São eles: Queijo Suíço, Parmesão, Provolone e Queijo com Tomate Seco. Esse nome todo chiquetoso dá um certo charme. Não era todo dia que dava pra levar na escola, na época ele era o mais carinho, e era obrigatório dividir com o resto da turma, afinal ele era (e continua) uma delícia!

2 comentários:

Anônimo disse...

pra mim, é doritos em primeiro.

Anônimo disse...

orrivel