quarta-feira, 25 de março de 2009

Voa canarinho, voa

Sinto informá-los que Ruud Van Nilsterooy morreu! Quem?! O meu querido e inigualável canário faleceu, deixando um silêncio em casa. E sabe o que ele tinha de mais especial? Era sua cor laranja; vocês devem ter vistos muitos canários de todos os tons de amarelo ou até mesmo branco, mas em tom alaranjado-vivo, duvido! Essa peculiaridade do bichinho que me inspirou a batizá-lo, afinal, para um canário tão lindo nada mais natural que um nome original.
A princípio eu o chamaria de Alex, nome do personagem de Laranja Mecânica, filme clássico dirigido por Stanley Kubrick. Mas lembrei que o título da película foi também usado como apelido da famosa seleção da Holanda na Copa de 1974! Apesar das cores da bandeira holandesa ser vermelho, branco e azul, o uniforme deles era laranja por causa da cor do brasão da família real, a dinastia de Orange. E devido a seu esquema tático, apelidado de o "Carrossel Holandês", onde nenhum jogador tinha posição fixa, fazendo um rodízio constante e confundindo a marcação dos adversários que corriam como baratas atrás da bola, ela tornou se tão inesquecível que até hoje está na memória de todos os fãs de futebol! Pena que eles ficaram em 2º lugar, mas quase ninguém se recorda do campeão ( a Alemanha Ocidental ).
Pensei então em nomear meu canarinho homenageando um jogador da Holanda. A lista era grande: Jongbloed ; Haan , Rijsbergen , Krol , Suubier ; Jansen , V. Hanegem , Neeskens ; CRUYFF ( o melhor de todos ),Rep e Rensbrink . Havia também de outros jogadores recentes como Van de Saar, Van De Vaart, Cocu ( esse geraria cada piadinha cretina ),Robben e Nilsterooy . Anotei tudo em pedaços de papéis, dobrei e fiz um sorteio! O escolhido vocês já sabem.
Sei que há muitas pessoas contra a venda de passarinhos, afirmando que o lugar deles é junto a natureza e não presos em gaiolas. Mas Nilsterooy era tão bem cuidado e adorado por nós e ele recompensava com seu canto alegre. Eu nem ligava o rádio, pra quê? Ficava mais feliz e relaxada quando sentada embaixo da gaiola dele e, fechando os olhos, esquecia de tudo e todos, só viajando em sua melodia. Foi um verdadeiro gol de placa minha mãe tê-lo comprado. Ele até tinha a companhia de Zidane, o canarinho branco e dividia as atenções sem nenhum problema.
Uma pena, Zizou agora canta isolado no quintal de casa! Acho que preciso convocar outro craque.

Nenhum comentário: