segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Vou poupar a Planeta


Eu acho que já comentei aqui sobre um escritor chamado Mário Prata. Ele é um ótimo cronista, autor dos livros "Os 100 melhores contos (que na verdade são 129)", "O diário de um magro" , "Minhas vidas passadas", etc. Eu tive o primeiro contato com ele ainda na 5ª série em uma aula de redação da professora Renata, estávamos aprendendo a diferença entre Romances, Contos, Crônicas... Os textos do Mário são deliciosos e acabaram tornando-se pírulas de felicidade para mim. 

Na segunda-feira passada mesmo, eu fui ao cinema para ver a animação "Valente" e levei junto comigo a minha mais recente aquisição, "Minhas Tudo", para ler ao longo do caminho. Bom, eu saí do emprego mas o emprego ainda não saiu de mim. Pela força do hábito eu quase estendi a mão para pegar o ônibus Ana Rosa 175P, o mesmo que me levaria ao meu ex-trampo. Ok, deu para disfarçar e não fiz o motorista parar (já imaginava os elogios que ele faria à minha mãe caso eu falasse que era um engano!). Mas o ônibus que me levaria ao shopping logo chegou e eu pude ir tranquila. Os outros passageiros devem ter pensado que eu era louca ou no mínimo imaginaram que eu lia um livro de piadas.  Mas não pensem que eu dou daquelas gargalhadas escandalosas. Tá mais para aquelas risadinhas de sitcons. Tudo por culpa do Mário, o cara consegue extrair de coisas bem banais um ótimo mote para um divertidíssima história. Gosto tanto, embarco nessa viagem que é a leitura, que às vezes eu o imagino ao meu lado, contando suas histórias entre um uísque e outro. Desculpem-me o trocadilho, mas o Mário Prata vale Ouro!

A leitura fluiu tão bem que em menos de uma semana eu já terminei de lê-lo. Dava um desespero danado ao perceber que faltavam poucas páginas para o fim. Então do nada eu comecei a fuçar o livro. Reli a orelha (um texto do Jorge Caldeira). Depois só agora eu me dei  conta de algo que sempre esteve na minha cara mas nunca tinha parado pra refletir: por que diabos as páginas 1 e 3 apresentam apenas o nome do livro (bom, geralmente na terceira folha além do nome do livro há também o nome do autor)? O que será que as editoras pensam de nós, os leitores??? Que não somos  espertos o suficiente para ver o nome do livro na capa? Será que já aconteceu de alguém comprar um determinado título e ter o nome de outra obra nas páginas 1 e 3? 

O mais curioso estava reservado na página 4. Lá há as informações para catalogação. Descobri que a revisão foi feita pela Vívian Miwa Matsushita (bom nome para restaurante japonês), a diagramação por um tal de Triall ("todos os três?") e a capa pela Silvana Mattievich (saúde). Mas o que mais me chamou a atenção foi esse trechinho:

2012
Todos os direitos desta edição reservados à 
EDITORA PLANETA DO BRASIL LTDA.
Avenida Francisco Matarazzo, 1500 - 3º andar - conj 23B
Edifício New York
05001-100 - São Paulo SP

Caçarola, a editora fica no mesmo prédio onde se localiza um parte da minha ex-empregadora! Não, eu nunca tinha ido ao New York (e se fosse pra ir, que fosse a cidade mesmo tão bem representada em Friends e Seindfeld) pois eu trabalha no prédio da Barra Funda. Mas o diretor e gerente e outras pessoinhas ficam nesse aí. Poxa, todos os meus planos de ataque terrorista àquele prédio foram por água abaixo, afinal lá está a mesma editora que garante uma parte do ganha pão do Mário. E sem falar que é a mesma editora responsável em oferecer champagne aos leitores em seu estande na Bienal. É...melhor deixar meu plano pra lá (ou até que o Mário Prata lance livros por outra editora!)

Nenhum comentário: