quinta-feira, 16 de agosto de 2012

MADonna

Madonna comemora hoje 54 primaveras. Boa desculpa oportunidade para eu listar as minhas 10 músicas favoritas da Material Girl. Para o ranking eu optei por canções que tenham videoclipes legais e olha que foi difícil a missão mas aqui vai a lista:

10º) Beautiful Stranger :


Parte da trilha sonora do filme do Austin Power, é uma delicinha pop. Nunca vi a Madonna cantá-la em nenhum show. Uma pena! Essa canção consegue unir bem o moderno ao som retrô! O clipe é bem simples, com a Madonna dançando e seduzindo o Austin. Aliás, ela está muito linda em cena, com um figurino lindo! A letra fala de uma mulher que sofre de amor (ou seria tesão?) à primeira vista por um belo estranho e mesmo percebendo que pode sair machucada ao se envolver com o cabra, ela engole o orgulho e canta para o mundo inteiro que terá sua chance com ele! E qual mulher, por mais segura de si, não caiu na lábia de um diabo disfarçado?

9º) Music : 



Hey Mr DJ, put a record on...I wanna dance with my baby. É com essa ordem que a rainha do pop chama seus súditos para a pista. Foi a primeira tentativa ( e a única bem sucedida, diga-se de passagem) da cantora  em atacar de "mana". O clipe até tira um sarro dos clipes protagonizados pelos rappers motherfuckers lá dos EUA. A letra tem a profundidade de um cinzeiro mas aliada aos bons grooves do DJ, fica impossível de não se jogar na pista.

8º) Open your heart :

Nesse clipe a Madonna deixa de ser aquela moça roliça de Like a Virgin para dar lugar a essa loiraça musculosa, capaz de virar a cabeça de homens e meninos (safadjeeeeeeenha). A  letra simples mostra uma moça decidida e apaixonada que não medirá esforços para conquistar o rapaz que tanto ama. Não sei se é porque eu cresci, mas a música perdeu certa ternura, principalmente no refrão "Abra o seu coração para mim, baby/ Eu tenho o cadeado e você tem a chave" - não é de hoje que cadeado e chave são metáforas para os órgãos sexuais feminino e masculino, respectivamente! Minha imaginação é tão fértil!!!

7º) Vogue:

Esta foi a canção que tornou a Madonna diva da comunidade gay. A coreografia foi inspirada nas poses de modelos nos famosos editoriais de moda. Ela foi copiada à exaustão por fãs - mas eu até hoje me embanano com o movimento das mãos!!! Desde então fica impossível ver um desfile de moda e não ter a música Vogue na cabeça. Sem falar que esse clipe já apresenta um certo ar de sofisticação que faltava nos clipes do início da carreira dela.

6º) Human Nature:

Para mim, essa letra é uma desabafo da Madonna a todos que a criticaram pelo "excesso" de ousadia no álbum anterior, Erotica. Mas a cantora não dá ponto sem nó e a letra deixa transparecer um certo ar de deboche ("Eu disse algo errado? Ops!...eu não sabia que poderia falar sobre sexo!"). Aliado a esse clipe sexy, ultra coreografado e com até divertido, Human Nature tem o honroso sexto lugar!

5º) Take a Bow:

Dizem as boas e más línguas que a Madonna produziu esse clipe a toque de caixa, para provar aos produtores do filme Evita que ela poderia fazer o papel da protagonista. Esse clipe possui várias nuances: a virilidade do toureiro tanto nas cenas da arena quanto na imagem dele pisando nos cacos de vidros,sem demonstrar nenhuma expressão de dor. Em contra partida, a persona encarnada pela Madonna apresenta-se como uma santa, uma mulher recatada mas que em quatro paredes é um vulcão em erupção (ou seria ousadia minha dizer que ela está se masturbando na cena em que ela está na cama, usando apenas lingerie e observa o amado na televisão?).

4º) Material Girl:


Inspirado em uma cena de um filme da Marilyn Monroe, a Madonna mostrava suas garras e sua maior ambição: se tornar um ícone feminino tão forte quanto a atriz-diva dos anos 50. Sem receio nenhum ela canta aos quatro ventos que é uma garota materialista (será que surgiu daí a fama das mulheres serem interesseiras?). Essa é mais uma pérola pop que resiste ao tempo!

3º) Ray of Light:


A música faz parte do álbum homônimo, fez grande sucesso - vide ela ter papado todos os prêmios a que concorria no Video Music Awards de 98 por causa desse clipe. Foi o primeiro álbum lançado após o nascimento de Lourdes Maria e a cantora se apresentava mais calma e reflexiva. Era também o primeiro disco que ela abraçava de vez a música eletrônica, nos dando músicas muito etéreas e com um toque até místico.

2º) Rain:


Sou suspeita em dizer, mas prefiro a Madonna morena! Esse clipe é figurinha carimbada no Disk MTV lá pelos anos de 94. Tem uma fotografia linda, valorizando o contraste da pele branquíssima da cantora com os cabelos e cenários negros. Uma música tão linda que não poderia cair num clipe clichê: em vez de alguma cena romântica, fomos convidados a conferir um 'making of' do clipe. O diretor soube trabalhar bem com o formato dos objetos, com a iluminação e soube valorizar a beleza da Madonna.

1º) Like a Prayer:


Olha lá, não falei que a Madonna fica mais bonita morena???!!!! Não é à toa que eu elegi um clipe em que ela aparece com os cabelos escuros, encaracolados, rebeldes. Mas não é só por isso: Like a Prayer tem o dom de me fazer arrepiar desde os primeiros acordes. E o clipe é um capítulo à parte, pois consegue ao mesmo tempo criticar a Igreja Católica e o racismo (não é coincidência a disposição dos cenários da igreja e da prisão serem semelhantes). Eu acho que não há refrão mais poderoso do que esse: Quando você chama pelo meu nome/ É como uma pequena oração/ Estou de joelhos/Eu quero levá-lo até lá/ E à meia noite eu posso sentir seu poder/ Apenas como uma oração/Sua voz me levará até lá

Nenhum comentário: