domingo, 14 de dezembro de 2008

elephant gun






"If I was young, I'd flee this town I'd bury my dreams underground. As did I, we drink to die, we drink tonight"




Estou encantada, maravilhada, viciada em uma música que não sai da minha cuca! "Elephant Gun", de Beirut, que muitos podem ter já ouvido na trilha sonora da micro-série "Capitu". Ela caiu como uma luva a personagem título, interpretada por Letícia Persiles (quando Capitu era moiçola). Impossível eu não querer sair dançando, bailando tal qual a Capitu da série, ou então igual aos bailarinos do videoclipe original. Dá uma sensação de liberdade... de bem estar e diversão. Coisa que sinto de modo parecido quando ouço Beatles, vide Sgt Peppers (sou recepcionada pelo sargento Pimenta, com a ajudinha de meus amigos, vaificandomelhoracadamomento, vou com Lucy ao céu com diamantes, junto com a amável Rita, vemos Mr kITeeeeeeeeee...ufa). A vida pra mim deveria ter esse toque lúdico, mais colorido mas com um certo ar de melancolia... A micro-série foi uma das poucas atrações que a rede "Grobo" acertou a mão em querer produzir e colocar no ar - a outra foi ter exibido no início do ano a série "Queridos Amigos". Permitam - me aqui uma digressão!




"Queridos Amigos" foi show, mesmo passando bem tarde eu não perdia um só capítulo. Geralmente a emissora passa no início do ano uma grande série que tem algum fato importante da história do nosso país, quase sempre algo que remeta um passado bem distante. Essa foi diferente, o ano era 1989, eu era criancinha e ainda me lembrava (embora vagamente)fatos que foram exibidos na série. O elenco era ótimo, com Fermada Montenegro, Juca de Oliveira, Matheus Natche"slaures" (vergonha,não sei escrever até o hoje o sobrenome dele ^^),Drica Morais, Dan Stulbach (Tom Hanks) e a grande surpresa ( e melhor personagem,na minha modestíssima opinião), Guilherme Weber e seu inesquecível Benny. Benny é o que há! Língua ferina, debochado, sarcástico até o osso,talvez não pensasse muito antes de falra,mas ooops! já era tarde, e lá vai mais um que não escapou dos comentários do Benny. Eu as vezes tenho meus momentos Benny, totalmente porra louca. Ag mão posso esquecer da Maria Luiza Mendonça, como a Raquel, mulher que abandona um sonho por amor, mas que logo será "retribuída" pela traição do marido ("eu sei o que você sentiu, como pode uma atriz passar algo tão intenso e verdadeiro?"). Foi graças aos amigos que ela recupera as forças, assim como eu. Aí que "Queridos Amigos" ganhava pontos, um tema maior, tão simples, e tão fora de moda: amizade verdadeira. Sempre pensava se eu, a Vy,Tuta, Mi, Rê,Michel,Camila estaremos ainda de uma certa forma ligados e presentes na vida um dos outros. Estaremos juntos pra contar a história de nossas vidas?

...

Ah, mas voltemos a "Capitu"! É difícil tentar descrever por palavras o que sinto quando me deparo com algo que me surpreende, seja um filme, uma música, um bom texto... É porque, claro, cada um tem uma visão peculiar do que se vê, cada um dá um significado diferente para aquilo que gosta. A começar pela produção, cheia de metáforas (a cena do Bentinho seguindo as linhas traçadas com um giz pela jovem Capitu foi muito bem sacada), cenas de puro lirismo (cena do 1ª beijo)... Estamos diante de algo que foi muito bem apresentado,vemos todo o cuidado do diretor. Então chegamos a conclusão que eu aprecio a dedicação e o esforço de todos os envolvidos no processo.

...

Além disso, claro, a história, sim, e a percepção de quanto tenho de Bentinho dentro de mim... por vezes me torno "casmurra" (mas um rascunho,afinal sou só a shil, sim com letra minúscula propositalmente). Pra que sentir ciúmes? Pra que esse ciúme doentio? Seria inveja? Baixa-estima? Seria insegurança? Não eram a mim olhos de ressaca, e sim traços da felicidade passada... Falsa ingenuidade, porque me permiti me deixar enganar... Mas estamos falando de quem afinal?

...


Não sei ao certo o porquê da baixa audiência, muitos afirmam que o horário era muito tarde; bom, as finais de BBB chegam a passar a 00h00 e nem por isso saem da casa dos 30/40 pontos. Outros afirmam que o "povão" não gosta de qualidade...estou cansada desse discursinho elitista, "eu sou cult, gosto de algo que poucos tem acesso, eca agora é pop". A arte, cultura deve ser acessível a todos, se for modinha ou não, só o tempo dirá! Na comunidade do Beirut o que teve de gente que quase pariu por ver o número de membros crescerem,só pela divulgação de Elephant Gun. Porque quem realmente gosta, se identifica vai querer descobrir mais e mais sobre essa novidade "refrescante", mergulhar num novo universo. Deixem me sonhar em paz!!!

Adiós!
ps 2 : sonhem junto comigo: http://br.youtube.com/watch?v=N-mqhkuOF7s


Nenhum comentário: