sábado, 2 de março de 2013

Mamonas is very porreta

Nessa semana eu fiquei pensando qual seria a primeira banda de rock da qual eu virei fã. Bom, o primeiro videoclipe que eu assisti na minha vida foi "Shiny Happy People", do REM, grupo originário da Georgia, EUA. Eu deveria ter uns 4 ou 5 anos, a MTV tinha acabado de estrear aqui no Brasil e minha irmã Luciana foi a responsável em sintonizar o canal na nossa tv Sharp, 14 polegadas, que não tinha controle remoto. Eis o clipe em questão:


Como vocês podem ter percebido, Shiny Happy People é ultra-hiper-mega colorido e com um enooooooorme apelo infantil. Depois que você conhece a carreira do grupo vai perceber que essa canção destoa de toda a discografia deles. Mas para uma pequerrucha que eu era no início dos anos 90, essa música e, claro o clipe, era um maior barato! Era só ouvir o tec-tec-tec do macaquinho que eu corria pra frente da tv para dançar igual ao vocalista Micheal Stipe e a Kate Pierson ( vocalista do B-52's que deu uma canja na música como backing vocals). Aliás, eu queria muito, na verdade até hoje eu quero, um vestido igual ao que ela usa no clipe. 

Ok mas eu não posso eleger o REM  como minha primeira banda de rock porque simplesmente eu só conhecia essa canção, cantava no meu inglês embromation e só virei fã mesmo durante a minha adolescência. Nesta manhã, imediatamente após acordar, meu primeiro pensamento foi "hoje é 2 de março, um sábado e foi exatamente nessa data, também em um sábado, que ocorreu a morte dos Mamonas Assassinas". Parafraseando o comentarista do Foxsports, Rodrigo Bueno, só quem viveu o fenômeno Mamonas Assassinas sabe o que é Mamonas Assassinas. O ano de 95 foi tomado de assalto por 5 jovens de Guarulhos (cidade da região da Grande São Paulo), jovens talentosos e de muita, mas bota muita criatividade nisso. A primeira música que eu ouvi foi O Vira e o engraçado foi que eu pensei em se tratar realmente de um grupo português, ora pois.


Mas rapidamente eu e todo o Brasil logo descobrimos quem eram aqueles "malucos"porque imediatamente vivemos a MamonasMania: todas as rádios tocavam as músicas do grupo, Globo, SBT, BAND, MTV  e MANCHETE exibiam programas onde a atração principal era os Mamonas. Revistas e jornais dedicavam matérias sobre a história do grupo e a quebra de recordes que eles alcançaram em tão pouco tempo. Do dia pra noite Dinho (vocal), Bento Hiroto (guitarra), Samuel Reoli (baixo), Sérgio Reoli (bateria) e Júlio Rasec (teclados) deixaram de ser meros desconhecidos e tornaram-se nossos ídolos. Talvez nem eles imaginariam o sucesso que fariam com a criançada. Mas afinal, era muito bacana vê-los tocando fantasiados, brincando, tirando sarro nas músicas, SE DIVERTINDO E DIVERTINDO A TODOS NÓS. Logo eles também viraram uma grande máquina de fazer dinheiro e a alegria dos programas de tv, pois era garantia de Ibope alto com a participação do grupo. Nossa, e pensar que eu cheguei a assistir ao Domingo Legal só porque eles estariam no programa, hahahaha! Não só no programa de Gugu Liberato, mas no Faustão, Xuxa Hits, Hebe, Programa Livre, eles batiam o ponto. Engraçado lembrar também a preocupação dos pais pelo conteúdo das letras "obscenas". Na real, era tudo muito divertido, um humor que se equilibrava na linha tênue entre o ingênuo e o sacana. 


Engraçado os pais de hoje em dia acharam "super normal" a criançada ouvir funk carioca como se fosse a coisa mais normal do mundo. 



O único álbum do grupo vendia feito água e todas (isso mesmo) TODAS as músicas estavam na boca da galera. Agora que eu cresci dá até pra filosofar em cima das letras. Tem qualidade sim ou por que será que nenhuma outra banda "metida à engraçadinha" não vingou? Quando você pega a letra de Mundo Animal ou Uma Arlinda Mulher, não pensa imediatamente "poxa, isso é maneiro e tão simples, EU poderia fazer algo igual ou até melhor". Mas quando resolve escrever...não sai nada! Isso é a prova de que eles era talentosos e era dotados de um enorme carisma. E como eu sempre digo, carisma não se compra, nem se fabrica.

Infelizmente os integrantes tiveram um final trágico. No domingo, 3 de março, todos nós despertamos com a triste notícia do acidente no qual todos os passageiros morreram após o jatinho se chocar contra a Serra da Cantareira. Depois do Senna, essa foi a morte mais sentida por mim. Apesar de eu ver o acidente do Senna ao vivo pela televisão, o dos Mamonas chocou pela violência. Os corpos todos despedaçados, carbonizados. Será que eles já haviam desmaiados antes da explosão? A cena dos corpos cobertos e pendurados pelo helicóptero que ajudava no resgate me assustou muito. Eles eram tão jovens, por que um fim assim? Sei que algumas pessoas próximas de mim viram as fotos dos corpos; eu nunca tive coragem de ver. Eu quero a imagem deles como caras alegres que só tinham uma missão: divertir o nosso povo tão sofrido.

Eu tentei descrever o que foi ter vivido nessa época, mas se não deu certo, aqui vai o especial que a Globo fez sobre os Mamonas:


Tá aí, realmente os Mamonas foi a minha primeira banda de rock da qual virei fã.

Saudades.

3 comentários:

Unknown disse...

Pow Shil, nesses hras eu me sinto um grande E.T, tipo, eu não gosto de Mamonas acredita? eu tinha camiseta porque minha momis me deu, mas eu não acho legal eles. Moh E.T neh? kkkkkkk. Mas a primeira banda de Rock q eu realmente me converti foi Pitty ai depois eu pendi pros internacionais, Black Sabbath, Deep Purple e o iluminado Led Zeppelin. ^^. Mas o primeiro show de Rock q fui foi do Supla, e olha q eu não sou fã das músicas dele! hehe.
Eu não conhecia essa música do REM, gostei! Me tras memorias. =)

Pâmela Rodrigues disse...

se tem uma banda que eu queria ter conhecido "de perto" é os mamonas. Eu nunca pesquisei a respeito, mas queria saber qual era o clima, as conversas e os shows que eles faziam na tv que davam tanta repercussão e agitação nos jovens da época. Poxa, é triste, mas admito que só pesquisei as fotos do acidente. É triste saber que esses carinhas que estão tão sorridentes nas fotos que vc postou terem sofrido um acidente como aquele... =/

Shil disse...

Bruno achei legal vc dar a sua opinião, todos temos gostos diferentes, se todo mundo gostasse da mesma coisa seria mega chato. Pamela, realmente a morte deles foi um baque, pena q vc mal tinha um ano de idade quando eles se foram. Depois da morte do Senna nunca pensei que o país ficaria de luto em tão pouco tempo.