quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

MGM, presta atenção aqui...

Se há uma culpada por essa minha obsessão por filmes sem sombra de dúvidas é a minha mãe. Seu programa favorito na juventude era ir aos cinemas do bairro, como o Val Paraíso e o Cine Tucuruvi (infelizmente eles não existem mais) para curtir uma boa sessão, comendo amendoim e bebericando um refrigerante Crush. Vocês devem imaginar mamãe como aqueles críticos sérios, admiradores de cinema cabeça europeu,sentada numa poltrona com uma taça de vinho tinto seco na mão. Ledo engano. Mamis é das massas e encara o cinema com muito mais paixão em vez de se prender a detalhes técnicos. Até hoje ele gosta de ver filmes de caubóis, seja com John Wayne ou Clint Eastwood,mergulhou nos olhos azuis piscinas de Paul Newman, pagou um pau gostoso para o James Dean e suspirou de amores para Rock Hudson, mesmo após saber que ele era gay. 



Mas há um gênero que minha mãe adora: os filmes épicos! Spartacus, Os 10 Mandamentos, A Queda do Império Romano, Laurence da Arábia, Sissi (tá, esse é mais histórico do propriamente um épico, mas ela também adora), Gladiador, Cruzadas... talvez porque todos esses filmes épicos despertem esse lado aventureiro dentro de nós. Assistimos a heróis em busca de justiça, passando por muitas provações, viajando ao redor do mundo, protegendo as pessoas. E no fim alcançam a glória. E as cenas tão grandiosas nos despertam as mais diversas sensações, desde euforia, tensão, adrenalina. De todos os filmes que assisti por influência da minha mãe, o meu favorito é Ben-Hur.



Essa belezinha foi filmada em 1959 por William Wyler e foi ganhadora de 11 Oscar's (só Titanic e O Senhor dos Anéis- O Retorno do Rei alcançaram esse número) e conta a história de Judah Ben-Hur (Charlton Heston), um mercador e princípe judeu, e Messala (Stephen Boyd), um soldado romano amigo de infância de Ben-Hur. Messala é escolhido pelo governador para ser o oficial comandante de uma das legiões romanas e  com o passar do tempo as visões dos dois amigos divergem e eles acabam por se separar. Um episódio faz com que Messala condene Ben-Hur a viver como escravo, mesmo sabendo da inocência do ex-amigo. A trama se desenvolve paralelamente a história de Jesus Cristo, que tem aparições á la Forrest Gump (não, vocês não verão Jesus correndo dos romanos e o povo gritando "Run Jesus, run"). A película tem cerca de 3 horas de duração (ou mais, sei lá, gosto tanto que nem parece tanto tempo assim) e o que eu escrevi aqui é só a ponta do iceberg. Traições, conspirações, mensagens religiosas, uma boa dose de drama e redenção fazem parte da fórmula do sucesso estrondoso da história.O filme traz muitas reviravoltas e pode se afirmar que é superlativo em tudo: grandes cenários, longas sequências de lutas, mas um bom filme que se preze também conta com ótimas atuações. Não posso deixar citar que Ben-Hur tem A MELHOR CENA DE CORRIDA EVER DA HISTÓRIA DO CINEMA (prêmio concebido e concedido por mim, ^_^). São as 9 voltas mais tensas e eletrizantes que eu já vi. E o mais bacana: é real! Sem trilha sonora, só o barulho dos cascos dos cavalos e os estalar dos chicotes. Dou muito mais valor para filmes antigos por conta da criatividade dos diretores e todos os envolvidos para filmar uma cena sem a tecnologia que temos hoje. Obviamente não há nenhuma cena computadorizada e é aí que reside a magia do cinema, pois os diretores tiveram de quebrar a cabeça para criar algo que pudesse reproduzir tudo o que estava descrito no roteiro. Eu gosto de filmes feitos "na unha", isto é, com soluções criativas para cenas aparentemente impossíveis de serem gravadas. Nolan é um dos poucos diretores que ao gravar cenas de ação abre a mão de usar o "fundo verde". A primeira vez que eu vi Ben-Hur eu deveria ter no máximo 5 anos e lembro me muito bem de chamá-lo de Senna durante a cena da corrida.



A última vez que eu assisti ao filme foi em 15/12/2012, no canal TCM e depois disso eu fiquei obcecada por uma ideia: e se fizessem o remake de Ben-Hur? Eu escrevi isso no Facebook: "Sábado passado eu assisti ao filme Ben-Hur. E então eu tive um devaneio...E se Hollywood tivesse a audácia de refilmá-lo? É um clássico, seria heresia total realizar esse projeto, mas eu sinto tanta falta de bons filmes épicos e quando eu escrevo "filmes épicos", tô falando dos bons mesmo, e não aquelas coisas carnavalescas de 300 e Imortais. Eu escolheria o Tom Hiddleston para ser o Judah Ben-Hur, Michael Fassbender seria o Messala, Dakota Fanning para Tirza, Hellen Mirren pra Miriam e pouts, esqueci como escreve o sobrenome dela, a Keira "bláblá" dos Piratas do Caribe."


Até aí, tudo normal, né? Porém ao acessar o site Cinema com Rapadura no dia 16/01/2013, eu me deparei com uma notícia bombástica: o estúdio MGM planeja refilmar Ben-Hur! Quando li isso o meu cérebro explodiu de tal modo que não consigo descrever. Só depois de passados alguns minutos (que pareciam horas) é que cheguei a conclusão: tem algum funcionário da MGM lendo os meus posts do Facebook!!! Óbvio, senhoras e senhores! Agora vejam se o meu elenco não é dos melhores:


Charlton Heston, o Ben Hur original

Para Ben-Hur, eu escolhi o Loki  Tom Hiddleston, por acreditar que ele traria o mesmo carisma que Charlton Heston deu ao personagem. 


Ator muito versátil, faria muito bem o protagonista!


Escolhi Micheal Fassbender para ser o vilão Messala. Stephen Boyd foi o dono do papel na versão de 59 e curiosamente os dois atores tem ascendência germânica.

Stephen Boyd


Fassbender, essa cara sabe fazer um vilão como ninguém

Esther foi interpretada pela bela Haya Harareet e eu sempre cogitei a Keira Knightley. Elas até que são parecidas:





A irmã mais nova do protagonista, Tirzah cairia muito bem pra Dakota Fanning. Ela já tem uma cara de sofrida mesmo, rsrsrs. A Tirzah foi interpretada pela Cathy O'Donnel.




Olha, não é querendo me gabar, mas meu elenco não é de se jogar fora! O problema será controlar tantos egos!









3 comentários:

Unknown disse...

=). Meoo q coincidência é essa! Provavelmente! kkkkk!. Mas isso eh muito bom e principalmente se tratando de tais personagens e atores. Eu confesso q sou a favor da Ficção mas reconheço o valor e a criatividade desses caras do tempo da minha vó e por falar nisso ela eh uma grande Fã desta categoria de filmes. ^^.

Shil disse...

kkkkkkkk, aliás Hollywood vai contar com muitos ilmes bíblicos. Um que já está em andamento é sobre o Noé, aquele da Arca. Confirmados no elenco a Emma Watson (do Harry Potter) e o Russel Crowe (do Gladiador).

Pâmela Rodrigues disse...

Caraaaaa!!! Muito massa esse post!!! O elenco que vc criou parece, tipo, muito calculado, rs, adorei xD agora, pelo o que eu vi no seu comentario aqui em cima, o russel crowe vai participar e isso me deixa feliz, gosto dele. Mas parece que ele eh o mesmo em Robin Hood e no Gladiador, isso quem comentou foi a minha mae oO
Ah, fala pra sua mae que eh mto digno isso de gostar de filmes como ela gosta rs. Bjos da pam!