quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Amor em 7 notas





Dói muito perceber que estou apaixonada novamente por uma canção. É um som novo, tão fresco quanto o vento no Outono ao final da tarde. Ironia das ironias, eu não queria me apaixonar mas muitos afirmam que esse estado de incerteza e entusiasmo não tem controle. Carência em demasia? Não sou a pessoa mais adequada para responder. Pode soar como uma velha sinfonia, um disco riscado repetindo o verso mais dolorido. Disco é algo muito antigo, seria mais apropriado informar que o arquivo de MP3 foi corrompido. 

Eu adoraria, eu adoraria
Saber o percurso da tua boca à minha

Eu adoraria, eu adoraria
Ter de noite e de dia
Me perder na linha
E me encontrar no escuro desse seu olhar♫


Resolvo ouvir minha música de modo que ninguém mais possa ouví-la ou reconhecê-la. Nem mesmo ela pode imaginar. Tudo o que desejo era poder cantá-la em alto e bom som e encantar a multidão com um sentimento tão bonito e, ao mesmo tempo, tão confuso. Admirem, invejem a minha canção! Mas é muito arriscado cantar o meu amor.  A melodia me envolve mas ela não faz a menor ideia do seu poderoso alcance, porque esse som é muito puro e inocente. A culpa é minha, somente minha. Há notas alegres que resgatam os risos infantis, aquela risada espontânea de quem ri por qualquer besteira. Despreocupação com o que acontece ao redor dele. Para esse som o que realmente importa é rir de tudo, rir de todos e até de si mesmo. O futuro dele é o meu presente. O presente dele é o meu passado. 

E a gente canta
E a gente dança
E a gente não se cansa
De ser criança
A gente brinca
Na nossa velha infância...


Minto. Sim, eu tento enganar todo o mundo, desvio o olhar por medo de descobrirem o meu amor. Está gravado em mim. E como todo amor, ele é composto por acordes que me levam da alegria à tristeza, do otimismo à dúvida em frações de segundos. Você virou um tango, minha paixão. Não vê o quanto amadureceu? Não fique exalando o espírito juvenil para sempre. Depois será tarde demais para mim. É muito provável eu não ser a sua única fã. E é quase certeza também que você só me veja como uma partitura desgastada. Não fique mal, eu te entendo. Pelo menos tento te compreender. Lanço um desafio: tente me decifrar. Verá que não sou tão complexa. Só você para embalar meus pensamentos.

Seus olhos solares
São algo que eu nunca vi antes
Alguém próximo
Que pode me entender
Eu cairia e você sabe
Que eu faria qualquer coisa
Por você


Fato é que vivo uma luta interna, a razão contra emoção - o velho embate que só existe na minha mente! Você não nota. Talvez você tenha captado essa minha curiosidade por você e por isso manteve a distância, mesmo quando estávamos próximos. Eu tenho provas, fique tranquilo, essa afirmação eu posso garantir não ser nenhuma distorção das minhas recentes memórias. Queria ter mais coragem e ser mais eu para cantar cantigas tão bonitas até você dormir e não temer a noite. Eu manteria meus olhos abertos e enxergaria por você. 

Todo o dia no seu portão

Vejo o seu olhar
Bate forte meu coração
Mas não sei contar
E eu pego a viola
Faço um verso feito um trovador
Quem sabe, então
Você me dê...

Me dê o seu amor

Solto a minha imaginação ao te ouvir. E o medo também retorna. Medo de ficar marcada como uma banda de um hit só. Eu queria estar mais perto. Pensando dessa forma eu agora já coloco em cheque o meu próprio sentimento. Eu mencionei o desejo, mas o ideal seria citar a ternura. Desejo é posse, ternura é a libertação. Mas é deveras triste sentir saudades. E por isso eu te canto. Sonho o dia em que perceberás a minha alegria em tê-lo ao meu lado e ficará comigo por vontade própria, sentido o mesmo que eu sinto. Vamos fazer uma canção juntos.

E de longe, muito longe

eu vou chegar
E de longe, muito longe
pra te encontrar
E de longe, muito longe
não vou voltar
E de longe, muito longe
onde o tempo se esconde
Eu vou te dar as mãos♫



Lá no fundo eu percebo o quanto sou estúpida. "Cresça, Silvia, não há mais tempo, pare de viver no mundo das ideias. O que seria do sua vida ao lado dessa canção? Ela não pode ser a trilha sonora da sua vida, ela não está nem aí para você. Isso te marcará como alguém que não almeja crescer. Você sempre tocará a mesma nota até a corda arrebentar a fibra do seu coração. Esse som logo atravessará os anos e encontrará uma musa para inspirá-lo a vida 
toda." O meu futuro é muito distante para minha canção. Eu sempre tive a sensação de chegar atrasada; pela primeira vez na minha vida eu me encontro muito adiantada.

Ninguém sabe mas você tem um sorriso secreto
E você usa só para mim
Ninguém sabe mas você tem um sorriso secreto
E você usa só para mim

Então use e prove
Tira essa tristeza
Estou perdendo, estou entristecendo
Mas você pode me salvar da loucura


Sinto que estou no limite. Às vezes saio um tom abaixo, outras um tom acima. Eu mesma acabo me tornando uma música, aquela que não se afina. Eu sei que certos momentos não se repetirão, nunca. Embora eu pare no tempo pensando em tudo o que foi bom e torcendo para que essa ótima sensação permanecesse eternamente em nossas vidas. Nada será como antes, pelo menos para mim. A música está livre, encantando todos ao seu redor. Esse som tem potencial e eu aqui estou longe, admirando secretamente. Eu vou pintar um quadro com todas as suas notas e ajudarei a você perceber.

♫Vem, me dê a mão
A gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade acho que a gente nem tinha nascido♫

Nenhum comentário: