sábado, 21 de março de 2009

O outono chegou



'É no outono que a natureza ensina ao homem que morrer é natural."



Ontem acordei pontualmente às seis horas, demorei no banho,como de costume, e tomei rapidamente o café da manhã. Os meus pensamentos eram processados porque eu ainda me encontrava naquele estado meio acordada, meio dormindo... Foi quando eu coloquei os pés pra fora de casa e percebi uma mudança em volta. O clima estava mais fresquinho, uma brisa leve que levantava meus cachos, o sol lutando para se desvencilhar das nuvens branco-pálidas. Se o céu fosse um grande quadro, com certeza o artista teria usado uma tinta azul claro e dado pinceladas rápidas para compor as nuvens. O outono começara e com ele chegava uma boa sensação, de disposição e mudanças. Explico: o outono é uma estação de transição, do verão para o inverno, sendo que, aqui abaixo da linha do Equador, ele se inicia em 20 de Março e termina em 21 de Junho. Minha estação preferida, diga-se de passagem. Eu nasci em pleno o outono e adoro esse clima inspirador, um tempo para reflexão. Sim, ele dá um tom introspectivo, mais solitário também. Tempo reservado a minhas idéias e avaliar tudo o que fiz até então. Com a chegada do outono e consequentemente do meu aniversário, essas questões são mais constantes. Ver que mais um ano se passou e colher os frutos das minhas proezas, os resultados das minhas escolhas, perceber que as vezes eu preciso ser mais firme em minhas decisões para não voltar a erros cometidos no passado. Esse hábito de pensar muito e analisar os prós e os contras parece até coisa de "gente velha". Pensando assim, até faz jus essa estação ser associado a velhice. Bobagem! Além disso, não há nada mais gostoso do que ir a um parque na tarde de outono, ver as folhas amarelas caídas, o solzinho morno, e ao seu lado alguém querido para um bom bate papo. O outono me traz um conforto indescritível. E foi esse conforto que senti na manhã de ontem e sentirei nos próximos dias! Por isso não pude me conter e cantei uma musiquinha aprendida na 1ª série B do antigo colégio Chafic:
"O outono chegou
e chegou para ficar!
Foi se embora o verão,
que se foi mas vai voltar.
No outono as folhas caem
mas os frutos vão brotar
e com ele a alegria
da merenda escolar!!"






Nenhum comentário: