segunda-feira, 2 de março de 2009

Eu, Shil P., blogueira e compositora

Tem dias em que passo a maior parte do tempo relembrando momentos divertidos ( ao menos tento, porque tirar do fundo do baú coisas boas está difícil ), aqueles em que me fazem rir instantaneamente quando trazidos para o presente. As pessoas do ônibus devem me achar lelé da cuca afinal porque diversas vezes ria sozinha ao me lembrar de um fato engraçado. Uma das coisas mais legais eram as composições, ou melhor dizendo, as paródias que criávamos para trabalhos escolares. A princípio o grupo era formado por mim, Talitinha, Leila e Évelyn, no longínquo ano de 2001, no 1º B do Ensc. A professora Cidinha propôs que formássemos grupos fixos, com direito a um nome e um hino. A parte do nome foi meio complicado, mas por fim nosso grupo foi batizado de "Angel's Gasganetes". Isso foi inspirado no nome original do filme "As Panteras" ("Charlie's Angels"). Gasganete, segundo o pai dos burros, significa garganta, então virou a garganta de anjo. Esse gasganete foi escolhido na cagada mesmo, alguém pegou o dicionário, o jogou para cima e abriu numa página qualquer e leu a 1ª palavra que encontrou. Imagine se o verbete encontrado fosse genital? "Angel's Genital", muy erótico...


Fácil foi compor o nosso hino, que foi inspirado diretamente pela canção tema do festival Rock in Rio ( e pasmém, naquele ano foi no Rio mesmo!). Depois de algumas adaptações ele ficou assim: "Vamos arranjar a solução/Às crianças sem educação/Fazer um geração de cdf's!/Se a escola começasse agora/A melhorar o ensino de vez/E a gente não parasse mais de estudaaaaar/Estudaaaar o Português!/Ôôô (ow!) Ele não repetiu,ôôô"


Outro clássico do nosso cancioneiro foi "É o Educandário", composto em 2002, e éramos um trio ( a Évy foi fazer carreira solo ). Era uma espécie de show de talentos, meu grupo pensou "em time que está ganhando não se mexe" e apostamos novamente numa apresentação musical. Nosso plágio, eer, quero dizer, nossa paródia foi de "Garota Nacional": "Aqui nesse colégio fechado tudo é possível/Banheiro sem papel é inadmissível/Apesar do jeito dele, mas pensando bem/Os melhores professores só aqui tem oh/Beat it laun! Daun Daun!/Beat it laun! Daun Daun!É o Educandário/N0s conhecemos aqui mesmo/E n0s damos muito bem/Em qualquer lugar estamos sempre curtindo ou brigando/Quem não briga?/Mas ignoramos bem/Seremos sempre amigas a qualquer hora ôôô".


O auge do nosso sucesso foi em 2003, com uma nova formação ( juntaram-se ao trio a Lwana e o Wagner ) e saimos um pouco da brincadeira para realizarmos a nossa 1ª ( e única ) composição de protesto! Ela foi baseada em um fato real. A professora Telma pediu que criássemos uma música narrativa, nos melhores moldes de "Faroeste Caboclo" e "Eduardo e Mônica". Um episódio ocorrido durante uma prova da mesma professora acabou prejudicando alguns alunos e temendo que esse caso acabasse em pizza, nós cantamos abertamente sobre essa situação e o quanto achávamos injusta. O nome não poderia ter sido mais apropriado: "Holocausto". Segue a letra: "Hoje é 5ª feira,dia de estudar/Prova de gramática, não quero nem pensar/Redação extensa na prova/É agora o que me espera/Exercício 1,2,3/Lá vem a Cecília e tira a prova de vocês/Tapa nas costas,tira a prova no puxão/Choro de aluno nunca teve solução/O povo ansioso esperando o diretor/Mas vem a Andréia/E na 2ª feira continua tudo igual/É nota baixa no final/O Ensc é palhaçada por causa da direção/Não tem jeito mesmo/A gente não tem solução/A Eliane vem e fala tudo o que quiser/E a gente escuta tudo/Parecendo uns manés!"
Essa singela canção mostrava como era a bagunça do colégio, o diretor responsável nãodava as caras, deixando tudo na mão de terceiros. Nota máxima garantida e uma reunião com o excelentíssimo diretor foi providenciada e assim os alunos prejudicados tiveram nova chance de fazer a redação em paz sem que uma inspetora entre na sala e arranque as provas dos alunos!

2 comentários:

Tuta Lopes disse...

Noooooooooooossa, eu estava limpando meu quarto, e na minha bagunça encontrei o convite do Cine Gasganetes (sei lá como vocês escreveram...), da feira de ciências do ENSC. Lembra?? Se você também postou isso desculpa, não terminei de ler o post... rs
Amo C...

Mayara disse...

Detalhe no título estilo "Eu, Christiane F., drogada e prostituida."
hauhahahauahauhauha

Boa, boa.