sábado, 10 de novembro de 2012

Samba do crioulo doido


Minha mãe reservou o dia para ouvir um sambinha. Começou bem com Roberto Ribeiro, intérprete de uma das minhas canções favoritas desse ritmo, "Todo menino é um rei". Eu a escutava muito na época em que o Santos conquistou seu primeiro campeonato brasileiro, em 2002. O grupo denominado 'Os meninos da Vila' era composto por Diego, Robinho, Elano, Léo, Renato, Paulo Almeida, Alex, etc. Eu simplesmente achava que a música combinava com o momento e com esse grupo. Palavras como "menino', 'rei', 'mar' e 'sonho' foram associadas diretamente à trajetória  vitoriosa do Peixe naquela temporada. 



A playlist da mamis continuou com o Zeca Pagodinho, outro cantor que tem o meu respeito. Aliás, minha mãe assistiu a um show dele no mês passado, lá no Auditório do Anhembi. E o melhor: na faixa! A velha voltou de lá parecendo uma criança que voltava do parque de diversões. Mas o caldo entornou mesmo  quando ela botou para tocar o Acústico Mtv do Art Popular. Ouvir isso é recordar daquela época em que o pagode romântico tomava conta da programação das AM, FM e programas popularescos. Era presença garantida nas tardes de domingo, seja no Faustão ou no Domingo Legal. O meu refúgio era a MTV mas em 1999 até ela abriu espaço para o axé, samba e pagode, sem o mínimo de bom senso no quesito qualidade. Antes o pagode só era representado pelo Grupo Molejo e sua pérola 'Brincadeira de Criança', que sempre batia ponto no 'Piores Clipes do Mundo)

Ao ouvir Art Popular, eu fiquei prestando atenção na letra nonsense de Bombocado. Quando percebi, me pego 'destrinchando' verso por verso para compreender a 'poesia' escondida por trás da canção:


Ai ai ai ai
Ai ai ai ai 
ô ô ô ô

Ai ai ai ai
Ai ai ai ai 
ai... ai... ai ai

Como é de praxe da música brasileira não pode faltar uma sequência de vogais para ser facilmente cantarolada!

Como um bombocado pra te devorar
Dim dim dim dim dim
Como um brigadeiro pra de lambuzar
Dim dim dim dim dim
Boto a mão no bolo pra te comemorar
Pra te comemorar, pra te comemorar
Danço o miudinho pra te conquistar 
Dim dim dim dim, dim, dim, dim

Há duas hipóteses para esses versos: o cara é um frustrado que não chega junto na mulherada e acaba compensando com comida, projetando o seu objeto de desejo nos doces. Ou ele dá em cima de uma doceira e para agradá-la ele come os quitutes dela!!! O "dim dim dim' são apenas onomatopéias criadas para preencher espaço, já que o autor não teve capacidade de criar mais versos...

O violeiro toca e se toca
De olho no xibiu da morena
Ai que zueira, que festa de arromba
Põe essa galera pra sambar

De repente surge a figura do violeiro que não contente em tocar, ele também "se toca" quando vê o xibiu da morena (satisfazendo-se???). E que diabos é xibiu? Corro pro dicionário e não obtive sucesso. Vamos de Google então: "Xibiu é uma denominação para diamantes pequenos, porém ganhou grande popularidade do país durante os anos 80 devido à uma balinha(doce) homônima: "XIBIU". Quem com seus 30 anos nunca chupou um xibiu? Devido ao duplo sentido da frase "JÁ CHUPOU XIBIU?" oriunda de uma música gravada pela banda "CHEIRO DE AMOR", a palavra começou a ser relacionada também ao órgão genital feminino (vagina, b*ceta, etc) http://www.dicionarioinformal.com.br/xibiu/ Que horror! Crianças inocentes cantam e dançam ao som dessa canção! Isso é um funk carioca travestido de samba! E que ironia, também era nome de uma bala, logo faz todo o sentido a letra ser pautada por nome de doces!!!

É debaixo da saia que eu vou
É debaixo da saia que eu vou
É debaixo que eu vou ficar....só pra te olhar!!

E por fim a taradice fica explícita: o cara quer é mesmo ficar embaixo da saia para ficar bizoiando as partes íntimas da morena...insinuação de algo a mais????? #mentepoluída !! Porque só muito inocente para acreditar que o xibiu aí signifique diamante!

Nenhum comentário: