sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Merci, Monsieur Gainsbourg

Quando me perguntam qual é o meu estilo de música favorito eu respondo na lata: sou roqueira apostólica britânica. Na verdade eu sou bem eclética dentro do rock'n'roll, mas todos devem notar minha preferência por sons dos anos 50/60 e pop rock dos anos 80, seguidos de perto pelo som produzido na primeira metade da década de 90 (grunge, meus queridos) e pelo som atual que vem da terra da Rainha. Eu não nasci roqueira e sim me tornei, o que deixa a história mais saborosa. Sim, tenho dois tios que adoram rock, então eles de certa forma me influenciaram mas partiu de mim desvendar os mistérios desse tal de roque em rou! 

Porém, contudo, todavia eu não sou uma roqueira cabeça-dura, daquelas que se fecham para outros ritmos. Sempre digo que "antes de tudo, eu gosto de boa música'. Não é errado eu pensar que o rock já foi representado por péssimos grupos (alguém aí gritou Restart?). Não tenho vergonha nenhuma em dizer que adoro ouvir uns sambinhas dos bons do Martinho da Vila, Demônios da Garoa, Cartola, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, etc. Gosto muito de ouvir o programa O Samba pede passagem da rádio USP. Esses sambas apresentam letras muito sofisticadas e líricas ( e por que não, complexos?). Eu não me contento em apenas ser uma ouvinte, eu preciso saber o que o compositor quis dizer em cada verso. Aí está o meu maior  barato. Obviamente eu deito e rolo nas composições do meu Chico Buarque!!! Além de um sambinha, eu gosto de ouvir tango (culpem o Carlos Gardel) e de vez em quando eu me arrisco a ouvir artistas fora do eixo EUA-Inglaterra. E dessa forma chegamos ao Gainsbourg. 



Serge Gainsbourg foi um cantor e ator francês e eu o descobri de uma maneira indireta (como na maioria das vezes acontece com meus artistas favoritos). Meu primeiro contato com Gainsbourg foi assistindo o programa Top-Top na Mtv, que consistia em listar os "10 mais" de um determinado tema. Se não me falhe a memória o tema era sobre as 10 músicas mais importantes (ou marcantes) e o Serge ficou entre os 3 primeiros graças a sua Je t'aime moi non plus:




Os apresentadores afirmavam que essa foi a primeira música em que a sacanagem rolou solta. Um certo exagero, mas levo em consideração que o roteiro do Top-Top era pautado no bom humor. Bom, o sexo já era cantando de forma direta ou indireta há muito tempo. O próprio nome Rock'n'Roll é nada mais, nada menos do que uma gíria para sexo (tudo o que os garotos queriam era 'agitar e rolar' com as garotas). Mas logo na primeira audição de Je t'aime moi non plus nos chama a atenção esses sussurros da Jane Birkin. Há quem afirme que Serge colocou o gravador embaixo da cama para captar os gemidos e sussurros dela enquanto eles estavam fazendo o bom e velho entra e sai. Realmente, uma das canções mais sexy de todos os tempos. 

Mas eu ainda não tinha sido fisgada por ele. Isso aconteceu lá por 2008, em uma postagem feita na comunidade do grupo The Last Shadow Puppets (dueto formado pelo Alex Turner do Arctic Monkeys e Miles Kane do The Rascals) no Orkut (oi, alguém lembra disso??). Era época do lançamento do clipe Stand Next to Me e um rapaz postou Mounsier Willian afirmando que esse vídeo serviu de inspiração para o então recente clipe do TLSP. Vejam abaixo e me digam se há certa semelhança:


confissão: eu faço as coreografias!

A cereja do bolo foi ter encontrado numa Livraria Saraiva um álbum chamado Mounsier Gainsbourg Revisted, onde artistas da cena atual fizeram as suas versões para os clássicos do Serge. Há gente do calibre de Franz Ferdinand, Cat Power, Michael Stipe, The Kills, Placebo e até a ex-primeira dama francesa, Carla Bruni. Todas as versões foram cantadas em inglês, mas aquele charme francês continua. Aliás, adoro esse ar blasé que os franceses tem, parecendo tão superiores a nós. Quando eu ouço a palavra França, a primeira imagem que meu cérebro processa é de um homem de terno, acompanhado de uma mulher de cabelos lisos e cumpridos, ambos fumando de um modo tão elegante mas ao mesmo tempo tão 'não tô nem aí, quero que o mundo se exploda'...claro, a imagem é em preto e branco. Talvez meu fascínio pelas músicas de Gainsbourg pode ser explicado da seguinte forma: é uma música que toma conta de você, que te faz pensar 'é fácil ser sexy, é fácil cantar os seus desejos, vamos lá ser livres, com nossos vícios e virtudes'. 


versão de Cat Power e Karen Elson para o clássico 

Um comentário:

Unknown disse...

Mto massa como sempre!
Sabe, eu tmb tenho essa visão dos franceses... hehe

Câmbio e desligo.