segunda-feira, 4 de maio de 2009

"Eca, que nojo!!!!"

Trinta de Abril, mais um dia de trabalho, quatro horas em ponto e vamos embora! Saio do trampo acompanha por duas colegas, a Lívia e a Aldenise e seguimos em direção à estação Barra Funda. Eu andava traquilamente quando um comentário da Aldenise me chamou a atenção:

"Eca,que nojo!" - e no mesmo instante eu me virei e não vi nada de diferente.
Silvia: Que foi Aldenise?
Aldenise: Ah vocês não viram não, duas meninas se beijando lá atrás?
Lívia: Ai credo, que horror!
S: Mas o que há de errado? - o meu tom de naturalidade contrastava com o de indignação das duas.
A: Ai, tem que ter muito amor "espiritual" nisso daí!
S: Mas eu não vendo nenhuma aberração! Aliás, vocês iriam gostar de sair com seus namorados e alguém sair gritando 'eca, que nojo'?
L: Ah,mas é diferente. Isso aí não é normal?
A: Bom Silvia você tem que concordar que "eles" (= homossexuais) tem que ser mais discretos, não tem que ficar se agarrando em lugar público... - um adendo: essa frase da Aldenise faz você pensar que as minas estavam no rala-e-rola, não é? Mas muito pelo contrário, o espanto foi só da parte dela, uma vez que no local há vários taxistas e se tivessem visto a cena não deixaram de comentar o fato.
S: Eu concordo que muitos casais, independente da opção sexual, se empolgam. Mas eu não vejo nada de errado se duas pessoas apaixonadas demonstrar o afeto que uma tem pela outra. Vocês só acham que a união deles é carnal!
L: Por isso mesmo que a Al falou que precisam de muito amor "espiritual", tem que amar muito pra trocar um homem por outra mulher.
A: Você não percebe que tá faltando algo ali?- frase mais machista, não é caro leitor?
Eu não pude deixar o meu lado desbocado e falei:
S: O quê? Como assim? - olho pra cara da Al, ela não conseguiria falar algo tão, digamos, constrangedor, ela tentava achar uma palavra menos explícita - Ah, você tá falando do PINTO? Não seja por isso minha cara, você já ouviu falar do DEDO? Ou da LÍNGUA? - e cara de espanto das duas foi o meu prêmio!
A: Ah, mas não é a mesma coisa?
S: Ora Al, você já foi tocada pra saber? Calma que você não precisa ser lésbica pra sentir. Você não sabia que muitas mulheres atingem o orgasmo com estimulação no clitóris? Então, pede da próxima vez pro seu namorado, vai por mim, você vai gostar!!! - ao fim dessa frase o queixo das duas estavam no chão. Sim senhoras e senhores, a minha intenção foi chocar mesmo!
L: Ai Silvia, você por acaso é sapatão pra defender tanto assim?
S: Não Lívia, eu sou hétero mas nem por isso vou me calar ao ouvir argumentos tão vazios como o de vocês. Então pela sua lógica a pessoa precisa ser para defender? Eu não preciso ser cega para me indignar com os problemas vividos pelos deficientes visuais, por exemplo. O mesmo se aplica a essa situação. Sempre que houver uma oportunidade eu vou expor a minha opinião e tentar fazer as pessoas perceberem que não há nada que diferenciam um hétero de um homo ou de um bi.
A: Cada um tem sua opinião. Eu tenho a minha.
S: Mas tenha respeito.
A: Mas eu também tenho amigos e amigas que são gays, mas eu não concordo com isso!
S: Então isso é muita hipocrisia da sua parte! Eu tenho duas amigas lésbicas assumidas, uma amiga bi e um primo gay, mas não sou amiga deles simplesmente por serem homossexuais mas sim pelo carácter, pela lealdade, pelo carinho que eles tem por mim e vice-versa!
L: Os gays são tão errados que eles fazem passeatas para serem aceitos! Se fossem normais eles não teriam o porquê de organizar Parada Gay...
S: Erradas estão as pessoas e autoridades que negam aos gays direitos que lhe são de direito. Todo o ser humano é igual perante a lei. Não só apenas lutam pela legalização do casamento, mas também pelo direito de adotar um filho e dar um fim a toda essa intolerância que em situações mais graves acaba até em crime! Você sabia Aldenise que casais de meninas já foram assassinadas ou violentadas apenas pela sua opção? E que muitos autores desses crimes foram gente da própria família? E pior, não são punidos por isso? Isso é muito comum no interior do nosso país! Um dia te levo estatísticas pra você não achar que eu estou inventando...- outra pausa - Nossa, eu realmente não te entendo! Quer dizer que qualquer pessoa militante já pode ser considerada errada, apenas por lutar pelos seus direitos? Então seguindo o seu raciocínio os negros estavam errados ao sair das ruas exigindo direitos civis? Eles tinham que se conformar em serem tratados como inferiores pelos brancos? É isso que você tem a me dizer?


Não tive a resposta e acho que nunca terei, porque nesse instante elas seguiram rumo ao metrô e eu segui ao ponto de ônibus. No dia seguinte o assunto não foi tocado e provavelmente não retornará a nossa pauta de conversas. Tudo o que a Aldenise queria ao fazer seu aparente singelo comentário de "eca que nojo" era que nós concordássemos com a sua visão. Mas ela esbarrou em mim. Eu não trato isso como uma questão religiosa, e se a conversa seguisse esse caminho, acabaríamos nos distanciando do assunto principal. Considero isso como um caso cívico, um direito do cidadão ser tratado com respeito e dignidade. A vocês Lívia e Aldenise, quando surgir uma oportunidade, direi apenas:

"VOCÊS DEVEM DIZER 'ECA QUE NOJO' PARA A CORRUPÇÃO, AO ESTUPRO, À PEDOFILIA, AO ROUBO."

boa noite

Nenhum comentário: